· Incluir jogos educativos estimulam a alfabetização – VERDADE
Jogos para estimular as funções executivas e as atividades físicas são essenciais para potencializar o processo da alfabetização, pois, além de promover a coordenação motora, ainda trabalha o autocontrole, a socialização e proporciona maior qualidade de vida para a criança.
· A criança pequena deve só brincar para se desenvolver – MITO
A primeira infância é o momento mais importante para a aprendizagem. “Já reparou a velocidade com que as crianças pequenas começam a falar e construir raciocínios? Isso é porque a criança até os 6 anos tem uma capacidade de aprendizagem que é praticamente o dobro do que ela terá dos 7 anos em diante”, diz Bruna.
É nesta fase que ela começa a registrar e a desenvolver diversas perspectivas da vida, como comportamental, social, evolução cognitiva e até mesmo em aspectos físicos. Lições assimiladas neste período de crescimento serão levadas para a vida inteira, por isso este é considerado um momento crucial no desenvolvimento de uma pessoa.
· Antes de a criança começar a escrever é importante desenvolver a coordenação motora fina – VERDADE
Antes de começar a parte escrita é importante desenvolver a coordenação motora fina. “Aqui a dica é brincar de pintar desenhos sem ultrapassar as margens estipuladas e depois podem evoluir para o traçado de linhas e curvas. Essas atividades podem ser encontradas em revistas de passatempo ou impressas da internet. Começar a desenvolver a coordenação motora ao mesmo tempo em que está aprendendo a escrever pode deixar o processo ainda mais difícil e desmotivar a criança”, aponta Bruna.
· Alfabetização é ensinar a ler e escrever – MITO
“O processo de alfabetização não é apenas aprender a ler e escrever. Trata-se de um caminho longo e cheio de etapas que não podem atrapalhar ou interromper a aprendizagem da criança. Praticar atividades físicas e inserir na rotina jogos didáticos, de coordenação motora e que estimulem as funções executivas, são fundamentais para facilitar o processo de alfabetização infantil”, ressalta a pedagoga.
· As crianças não devem ter acesso aos livros até que aprendam a ler – MITO
Não é porque eles ainda não dominam a leitura que não devam ter acesso a livros desde cedo. É importante que eles estejam expostos a um ambiente alfabetizador com livros e atividades para estimular o desenvolvimento.
O Kumon oferece as disciplinas de matemática, português, inglês e japonês¹ para alunos de todas as idades e as matrículas podem ser realizadas em qualquer período do ano.