Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

Alfabetização matemática com gamificação melhora a interação e a aprendizagem dos estudantes

Metodologia da Mangahigh, amplamente difundida no Brasil e intensificada na pandemia, propõe o ensino da ciência exata por meio de jogos e quizzes online; estudo da UFRJ comprova aumento da compreensão em 72,3% dos estudantes adeptos

 

Da mesma forma que entender o conceito de fração fica mais atrativo com o clássico exemplo da pizza fatiada, a alfabetização matemática pode ser mais prática e interativa, considerando o novo perfil de estudante, mais ativo e conectado. A Mangahigh – uma plataforma de ensino de matemática amparada na gamificação – acredita que o emprego dos games pode ser uma maneira mais eficaz e atraente de engajar os aprendizes da ciência exata, tanto para quem já tem facilidade, como para quem tem maiores dificuldades.

“Acreditamos em uma nova linguagem para a educação matemática. Por meio da plataforma, pode-se visualizar as atividades propostas pelos professores, além de ter acesso a quizzes e a games propostos pela própria Mangahigh, elaborados a partir das necessidades de cada um. Todas as questões seguem uma trilha de aprendizado: começam do nível Fácil e, em seguida, vão para o Médio, Difícil e, por fim, Extremo. A gamificação permeia todas as tarefas”, afirma Fernando Grigorovski, consultor pedagógico da Mangahigh Brasil.

A plataforma, adotada por escolas da rede privada espalhadas pelo Brasil e todas as instituições de ensino estaduais de São Paulo, aplica um modelo ludopedagógico baseado em jogos adaptativos para o ensino-aprendizagem. Além de oferecer uma ampla cobertura curricular da nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a solução conta com ferramentas de análise diagnóstica dinâmica e suporte pedagógico personalizado. Ou seja, tudo é direcionado ao jovem do século 21 que exige um olhar à frente quando o assunto é conhecimento.

Facilitador no ensino remoto

A pandemia da Covid-19, que ultrapassa a marca de um ano, trouxe inúmeros desafios e aprendizados para a educação como um todo, entre eles, a mudança do modelo do ensino: houve a migração das classes para os lares. De acordo com um relatório do Banco Mundial, a interrupção do molde presencial na América Latina e no Caribe devido ao fechamento das escolas pode causar um empobrecimento na aprendizagem de até 20%.

Diante desse cenário, a gamificação – ou ludificação – joga a favor do aprendizado para ambos os lados (educandos e educadores). Para as atividades serem realizadas, basta um dispositivo móvel e uma boa conexão, podendo estar em casa ou mesmo em outros estados ou países. Isso tudo ainda é potencializado pelo perfil interativo, favorecido pelo ensino da ciência exata por meio de jogos. “A plataforma é adaptativa. A partir do desempenho, as questões se adequam à realidade do jogador. Em um mesmo intervalo de tempo, pode acontecer de a turma inteira estar fazendo quizzes diferentes”, ressalta Grigorovski.

Com mais de 132 mil educadores adeptos mundialmente, a Mangahigh tem feito webinars para capacitação dos professores que iniciam o uso da plataforma e para reforçar o domínio daqueles já familiarizados. “Fornecemos treinamento inicial para os docentes, formação continuada e suporte pedagógico para todos os gestores e tutores”, complementa o consultor pedagógico, que ainda aponta outro instrumento valioso: os relatórios online, produzidos e atualizados em tempo real. “Após propor uma atividade, cria-se um perfil de desempenho. O educador faz uma análise diagnóstica, atividade por atividade, do que foi executado”, ressalta.

 

Aplicabilidade e eficiência asseguradas

Com mais de dez anos de mercado e idealizada pelos mesmos criadores do Candy Crush, a Mangahigh já faz parte da história pedagógica brasileira há alguns anos. Em São Paulo, as escolas públicas estaduais disponibilizam seus jogos e testes por meio do Centro de Mídias. Em 2018, uma pesquisa realizada pela COPPE UFRJ com 1385 estudantes dos ensinos Fundamental e Médio do estado do Rio de Janeiro comprovou que, ao serem expostos à metodologia, os “players” tiveram um salto de participação (69,6%), interesse (70,5%) e compreensão da disciplina (72,3%).

O próprio sistema avaliativo é pensado com essa premissa engajadora: os jogadores ganham medalhas de acordo com a performance. O ouro (compreensão excepcional) só é concedido para quem acerta 10 questões consecutivas do nível extremo; prata confere domínio, enquanto bronze assegura uma compreensão mínima. Com uma interface responsiva, dinâmica e intuitiva, tudo isso hospedado em um site, a solução proporciona maior concentração, perseverança e busca por desafios.

Na prática, além do sistema de níveis e de medalhas, o método Mangahigh se divide entre quizzes e jogos, com milhares de exercícios à disposição. Passa de fase quem concluir três módulos consecutivos. Há a possibilidade de tentar quantas vezes quiser. Como protagonista, o educando adquire conhecimento por meio de uma metodologia construtivista, isto é, uma aprendizagem ativa como forma mais efetiva para fixação de um determinado conceito matemático.

 

Sobre a Mangahigh (www.mangahigh.com) – No Brasil desde 2012, a plataforma educacional britânica é pioneira na criação de conteúdos didáticos de matemática e raciocínio lógico por meio de games para crianças e adolescentes. Hoje, a instituição atua em conformidade com os currículos nacionais adotados por escolas na América do Norte, América do Sul, Ásia, Europa e Oceania. A marca alia a pedagogia e o aprendizado personalizado com o lúdico, promovendo um maior engajamento dos estudantes e aprendizado significativo. Os estudantes que utilizam a plataforma aprendem já de acordo com as competências exigidas pela BNCC – Base Nacional Comum Curricular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.