Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

Alfabetização: como e quando iniciar o caminho do aprendizado

Pedagoga explica como estimular o letramento das crianças e conta que exercícios lúdicos podem ajudar nessa busca 

A alfabetização é uma das grandes preocupações dos pais ao verem os filhos crescendo e deixando de serem bebês. As capacidades cognitivas da criança sobre a comunicação estão em pleno desenvolvimento, e muitos pais se perguntam sobre como e quando começar a estimular os pequenos, para que eles se desenvolvam e aprendam a ler e escrever.

Para começar, é preciso entender a importância dos estímulos corretos na idade pré-escolar. A pedagoga Bruna Duarte Vitorino, que atua como coordenadora e especialista em educação na rede Kumon, explica que “a percepção, o raciocínio, a memória e a comunicação se desenvolvem diariamente e aos poucos, em momentos de contações de histórias, por meio da música e das brincadeiras com outras crianças”.

Bruna ainda conta que é fundamental explorar a fala e a audição com exercícios lúdicos e interativos, e que estes podem ser feitos tanto na escola, quanto em casa, com a família: “O processo de alfabetização ocorre a todo o momento, seja ouvindo ou cantando uma música, observando as figuras de um livro infantil ou associando as palavras aos objetos e, na escola, isso será estimulado ao máximo”, complementa.

Com isso, o interesse pela leitura virá naturalmente, e a criança demonstrará estar disponível para aprender a ler e escrever. Este processo se chama letramento, e vem antes da alfabetização propriamente dita, possibilitando a interpretação da leitura em diferentes contextos e de uma escrita lógica e organizada. A alfabetização que conhecemos é responsável por permitir que uma pessoa reconheça o sistema de escrita, sabendo codificar e decodificar letras e palavras. Sendo assim, os dois processos interagem entre si.

No método Kumon, a alfabetização acontece pela associação da palavra, com a imagem e o som. O aluno relaciona uma ilustração, a qual ele conhece o significado, a palavra que representa essa ilustração e a pronúncia dessa palavra. Dessa forma, a criança memoriza as palavras, seus formatos e seus significados.

De uma maneira mais natural por meio dos estímulos feitos ainda na primeira infância, a alfabetização acontece de forma mais orgânica, sem afetar o desenvolvimento da criança e nem acelerar seu amadurecimento, assim, se adequando ao ritmo de aprendizado de cada um.

O incentivo à leitura é primordial no método Kumon, sendo feito desde o começo da alfabetização. Com o contato com diversos tipos de textos e contextos, a criança aumenta o seu vocabulário e amplia sua criatividade, tornando o ensino uma atividade prazerosa.

A rotina com o método Kumon também favorece o desenvolvimento de habilidades essenciais, proporcionando um aprendizado com mais disciplina e organização. De forma objetiva, o estudo privilegia o aluno de modo que ele consiga se organizar e ter uma rotina clara e leve para realizar suas atividades.

O método desenvolve a habilidade acadêmica e outras mais, como: autodidatismo, concentração, capacidade de leitura, raciocínio lógico, independência, hábito de estudo, responsabilidade e autoconfiança, por meio do material didático próprio e exclusivo que é autoinstrutivo e dividido em estágios, fazendo com que seja facilmente incluído no planejamento preparatório.

O Kumon oferece as disciplinas de matemática, português, inglês e japonês, para todas as idades.

Para mais informações acesse o site kumon.com.br 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.