Alci Porto recebe homenagem em reconhecimento ao trabalho em prol da inovação do Ceará

A honraria, que leva o nome do ex-deputado Federal Ariosto Holanda, foi concedida pelo Instituto Iracema Digital

Em solenidade realizada na noite da última sexta-feira, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o diretor técnico do Sebrae/CE, Alci Porto, recebeu a comenda Ariosto Holanda de Ciência, Tecnologia e Inovação. A honraria, concedida pelo Instituto Iracema Digital, reconhece e homenageia personalidades que têm impulsionado o avanço científico e tecnológico do Ceará, por meio do mérito, conhecimento e compromisso.

O evento contou com as presenças do diretor Administrativo da FIEC, Chico Esteves, do superintendente Regional do SESI Ceará e diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, filho de Ariosto Holanda, do presidente do Instituto Iracema Digital, Ricardo Liebmann, do professor e coordenador do instituto, Mauro Oliveira.

Também estiveram presentes, o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Inácio Arruda e os conselheiros do Sebrae/CE, Chico Barreto, presidente da Federação das Associações do Comércio, Indústria, Serviços e Agropecuária do Ceará(FACIC) e Custódio Almeida, reitor da Universidade Federal do Ceará.

Na oportunidade, o diretor técnico do Sebrae/CE falou da honra em receber uma comenda nomeada de Ariosto Holanda, referência brasileira na inovação e educação profissional. Alci contou sobre o começo de sua carreira no Sebrae/CE, quando teve a oportunidade de acompanhar Ariosto Holanda em ações no interior cearense.

Nestas oportunidades, segundo ele, ficou marcado a mensagem de esperança levada por Ariosto para as comunidades, principalmente as mais humildes. Alci também fez questão de dividir a honraria com os colaboradores do Sebrae/CE e falou sobre o trabalho que a instituição vem desenvolvendo, em parceria com o Instituto Iracema Digital, no sentido de formar uma Rede de Inovação no Ceará, integrando pesquisadores, estudantes, instituições e pequenos negócios com o intuito de contribuir para o desenvolvimento das regiões do estado.

“Aqui no Ceará estamos dando mais um passo na concretização do sonho do doutor Ariosto de levar desenvolvimento para as comunidades do nosso estado”, destacou o diretor do Sebrae/CE. Além de Alci Porto, que recebeu a comenda na categoria Gestão, também foram homenageadas a vice-reitora e pró-reitora de Relações Institucionais da Universidade Federal do Ceará (UFC) , Diana Azevedo, na categoria Educação e a professora Rossana Andrade, doutora em Ciência da Computação, na categoria Inovação, que não pode comparecer à solenidade, mas foi representada pela família.

Esta é a segunda edição da comenda, que recebe o nome de Ariosto Holanda, um ícone da ciência e da inovação em nosso país e no Ceará. A iniciativa contou com o apoio do Sistema FIEC, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec).

Agraciados de 2024

Educação – Diana Azevedo, atualmente vice-reitora e pró-reitora de Relações Institucionais da UFC, é professora titular do Centro de Tecnologia da UFC, com doutorado em Engenharia Química pela Universidade do Porto (Portugal), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e graduação em Engenharia Química pela UFC. É pesquisadora CNPq 1A, titular da Academia Cearense de Ciências e Fellow da International Adsorption Society, orienta teses na Eng. Química da UFC (Conceito 7 CAPES), também pertence ao corpo editorial de revistas internacionais.

Inovação – Rossana Andrade é doutora em Ciência da Computação pela University of Ottawa, mestra em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba, e graduanda em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (1989). Professora da Universidade Federal do Ceará, no Departamento de Computação, desde 1994, e atualmente professora titular. Também é fundadora e membra do GREat.

Gestão – Alci Porto é economista, graduado pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em “Formação de Consultores” pela Universidade de São Paulo – USP, “Planejamento, Projeto e Mercado Turístico” pela Universidade Paulista – UNIP, “Políticas Públicas para as Micro e Pequenas Empresas”, pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, e “Formação de Consultores em Gestão Empresarial – Foco na Pequena e Média Empresa”, pela Associação Brasileira de Instituições Financeiras de Desenvolvimento – ABDE. Dentre tantos feitos, destacamos a Rede de Inovação do Ceará que, a partir de julho deste ano, se materializará. Um sonho compartilhado com Iracema Digital na construção do ecossistema de inovação inteligente do Ceará.

Saiba mais sobre Ariosto Holanda

Francisco Ariosto Holanda nasceu em Limoeiro do Norte (CE), em 11 de outubro de 1938. É engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Manutenção de Equipamentos de Petróleo e Pós-Graduado em Engenharia Biomédica pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Em sua produtiva trajetória profissional, atuou como engenheiro em instituições como a Petrobras, a Coelce; foi professor na UFC e Unifor; além de ter ocupado cargos relevantes, como Diretor Presidente do Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará, o NUTEC – órgão do qual é responsável pela implantação; Secretário de Indústria e Comércio do Ceará; Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia; e responsável pela implantação do Instituto CENTEC, com 3 Faculdades de Tecnologia e 40 Centros Vocacionais Tecnológicos, 5 Núcleos de Informações Tecnológicas, e pelas Infovias do Desenvolvimento, no Ceará.

Na vida política, também foi deputado federal por seis legislaturas, tendo atuado em relevantes comissões e conselhos ligados à Ciência e à Tecnologia, à Educação e à Cultura, aos altos estudos sobre Biodiesel, Inclusão Social, Capacitação Tecnológica da População e de Micro e Pequenas Empresas.

É também autor de publicações como o “Plano Diretor do Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará”, “Ciência e Tecnologia como fator do Desenvolvimento e Segurança Nacionais”, “O Desafio da Educação, Ciência e Tecnologia e os Mecanismos da Geração de Trabalho”, “O avanço tecnológico da medicina”, e muitos outros.

Condecorado, diversas vezes, por algumas das mais importantes instituições do país, Ariosto Holanda é uma referência para educação profissional, sempre atento ao movimento mundial em torno da Ciência e da Tecnologia, como ferramentas de transformação social e evolução humana.

Instituto Iracema Digital

O Instituto Iracema Digital é uma associação civil sem fins lucrativos, de caráter, tecnológico, cultural, educacional e de assistência social que surgiu da percepção de um grupo de empresários, acadêmicos, membros de governos e sociedade civil, sobre a importância de se articular ações e prioridades para acelerar os processos de desenvolvimento econômico e social no estado do Ceará, face às transformações sociais e econômicas introduzidas pelas novas tecnologias, com profundos impactos sobre os setores da sociedade: empregos, profissões, negócios e competitividade do país e de suas empresas e cidadãos aproximando povos, estados e países de todos os continentes.

Fonte: ASN CE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar