Água + Acesso: projeto de sustentabilidade que beneficia milhares de pessoas no Ceará vence prêmio na COP 28

O projeto tocado pela Coca-Cola e engarrafadoras foi premiado pelo Pacto Global da ONU

O projeto de sustentabilidade Água + Acesso, da Coca-Cola Brasil, apoiado pela Solar Coca-Cola, foi premiado na última sexta-feira (8), durante a COP 28, em Dubai. A iniciativa venceu a 1ª edição do Prêmio ‘Guardiões pela Água’, na categoria Acesso à Água e Saneamento. A premiação foi promovida pelo Pacto Global da ONU no Brasil para fomentar iniciativas de destaque das empresas participantes do Movimento + Água – estratégia da Ambição 2030 para impulsionar os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 da ONU.

O projeto tem como objetivo promover o acesso à água em comunidades rurais e de baixa renda, por meio de sistemas sustentáveis de tratamento e distribuição de água, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades. Dos dez Estados em que o programa está presente, oito estão dentro do território da Solar, fabricante do Sistema Coca-Cola com atuação em 70% do território nacional (regiões Norte e Nordeste, Mato Grosso e parte de Tocantins e Goiás).

Somente no Ceará, desde 2017, os projetos ligados ao acesso à água, em parceria com a Solar, beneficiaram mais de 48.800 pessoas. Em todo o Brasil, a Coca-Cola investe e contribui para ampliar o acesso e tratamento de água de forma sustentável em áreas rurais e isoladas do país. Ao todo, 410 comunidades foram beneficiadas, registrando mais de 3 bilhões de litros de água tratados pelo programa, que já recebeu mais de R$ 30 milhões em aportes, em parceria com 17 organizações aliadas.

“A Solar se orgulha em poder contribuir com esse projeto. Mais do que uma missão corporativa, a empresa busca construir sua atuação como uma forma de influenciar positivamente o setor e o entorno no qual está inserida. Ficamos felizes e orgulhosos com esse reconhecimento, que é uma chancela que estamos no caminho correto para construir um futuro melhor”, destaca Alana Barros, coordenadora de Sustentabilidade da Solar.

“A água é o principal elemento de nossas bebidas e eixo central de nossa estratégia e compromissos de sustentabilidade em todo o mundo. Em 2007, a Coca-Cola foi pioneira em anunciar globalmente o compromisso de devolver 100% da água que utilizamos em nossas fábricas para a natureza e sociedade. Essa meta já foi atingida em 2015 e, cada vez mais, ampliamos esta atuação para que ela aconteça em cada bacia, fábrica e localidade em que operamos. Receber estes prêmios mostra que estamos no caminho certo”, ressalta Rodrigo Brito, Head de Sustentabilidade para a Coca-Cola no Brasil e Cone Sul.

A escolha dos cases vencedores foi realizada por um Comitê Avaliador, formado por integrantes especialistas do time de Clima, Água e Oceano e Agro Sustentável do Pacto Global da ONU no Brasil, parceiros e convidados. Foram observadas a adequação ao tema, a replicabilidade da ação/projeto (potencial da ação/projetos de ser replicada por outras organizações), inovação (originalidade, benefícios da inovação e impacto), a qualidade da apresentação do case de boa prática (objetividade, clareza e resultados).

Sobre a Solar Coca-Cola – Entre os 15 maiores fabricantes do mundo e com atuação em 70% do território brasileiro, a Solar Coca-Cola faz parte do Sistema Coca-Cola no Brasil e conta atualmente com 13 fábricas e atua, operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins. Destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, a companhia conta com mais de 17 mil colaboradores(as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 350 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos de venda. Com faturamento anual de cerca de R$ 9,0 bilhões, a companhia alcança 25 milhões de lares em todo país.

Sobre a Coca-Cola Brasil – O Sistema Coca-Cola Brasil atua em cinco grupos de bebidas — colas, sabores, hidratação, nutrição e emergentes — com uma linha de mais de 200 produtos, entre sabores regulares e versões sem açúcar ou de baixa caloria. Composto por sete grupos de fabricantes franqueados, o Instituto Coca-Cola Brasil, mais Verde Campo e a parceria com Leão Alimentos e Bebidas, o Sistema emprega diretamente 56,6 mil funcionários. A empresa aposta em inovação para ampliar seu portfólio e atingir o objetivo de destinar corretamente o equivalente a 100% de suas embalagens até 2030. A Coca-Cola Brasil trabalha para oferecer cada vez mais opções com menos açúcar adicionado e no incentivo a iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua.

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