Academia Cearense de Literatura Popular Premia Escritores em Concurso Literário

O Salão Nobre da Casa de Juvenal Galeno tornou-se pequenono dia 28 de  setembro para receber seleto  número de convidados que lotaram o ilustresodalício para a solenidade de entrega  do I Prêmio Literário de Poesia.

A solenidade 

Os trabalhos tiveram início às 10 hs,  quando o presidente da entidade, jornalista e escritor, saudou e agradeceu a presença  de todos. Em seguida, convidou a compor a mesa as escritoras Francinete Azevedo, esta para secretariar os trabalhos, e Maria Luciene, para representar os cordelista que foram prestigiar o acontecimento. Em suas palavras iniciais, disse Zelito Magalhães que se sentia honrado em ter contado com o apoio da nossa intelectualidade para promover o honroso concurso literário, cuja premiação tinha o apoio do Grupo M. Dias Branco. Em seguida, foi cedida a palavra ao cordelista e jornalista Geraldo Carvalho Frota, o Pardal, presidente do Centro Cultural dos Cordelistas do Nordeste – CECORDEL, que disse dever-se a homenagem que os cordelistas prestavam ao centenário da Casa de Juvenal Galeno. Usaram a tribuna para declamação de seus cordéis os poetas: Cícero Modesto, Ivonete Morais, João Batista Fontenele (o Jotabê); Mauro Ferreira; Vânia Freitas (esposa do Pardal) e Antonio Felipe Maciel, autor da pesquisa de cordel: “ Juvenal Galeno – Sua Arte e Poesia” que declamou sendo bastante aplaudido. A cordelista Maria Luciene, caracterizada de MariaBonita, também apresentou um cordel em homenagem a Juvenal Galeno.

As premiações

Em seguida, o presidente Zelito Magalhães anunciou os nomes dos contemplados No I Concurso de Poesia da Academia Cearense de Cultura Popular, que foram: O sr.Jeancquelandy Sebastião de França (1º lugar com o prêmio de Cr$ 1 500,00 e a senhora Clara Lêda (2º lugar com o prêmio de Cr$ 500,00). A senhora Francinete de Azevedo Ferreira foi distinguida com o Certificado de Menção Honrosa. Usando da palavra sobre os prêmios, disse o presidente Zelito Magalhães que considerava simbólico o valor da premiação, pois “o que interessa na realidade é competir e no ato de competir é que está a modéstia do artista”. A seguir, procedeu o sorteio de exemplares dos livros de sua autoria: “Amazonas, a Cobiça do Mundo”, cujo ganhador foi Jean França; três exemplares do “Piedade, Retalhos de Lembranças- Memórias de um Bairro”, tendo como ganhadores Auzeneide Cândido, Antonio Felipe Maciel e Ana Maria Ferreira; 2 exemplares da “História da Maçonaria no Ceará, tendo como ganhadores Maria Luzinete de França e o escritor Lima Neto.

Encerramento

Encerrando a solenidade, presidente Zelito Magalhães convidou a soprano Auzeneide Cândido para interpretar a conhecida página musical “Cajueiro Pequenino”, do Poeta popular Juvenal Galeno,e o clássico da música internacional “Fascinação”, Tendo sido aplaudida calorosamente. A seguir, foi servido um coquetel.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar