No Ceará, plataforma do Governo Federal soluciona 77,7% das reclamações de consumidores

Na Região Nordeste, o percentual médio de solução é de 77,4%. No Consumidor.gov.br, qualquer pessoa pode registrar uma reclamação contra empresas cadastradas

 

A plataforma online de solução de conflitos de consumo do Governo Federal, o Consumidor.gov.br, revela que, em média, 77,78% das reclamações registradas no Ceará (CE) foram solucionadas. Bancos, financeiras e administradoras de cartão lideram o ranking de segmento de mercado com 7.748 reclamações finalizadas e 77,58% de resolutividade. Os dados são Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), responsável pela ferramenta.

Em segundo lugar, o setor com maior volume de insatisfação do cliente foi o de operadoras de telecomunicações (telefonia, internet e tv por assinatura), com 4.559 reclamações. Destas, 86,16% foram solucionadas. Na sequência, estão transporte aéreo (3.397) e comércio eletrônico (2.592)

Outro indicador positivo é que 98,34% das reclamações foram respondidas, entre janeiro e outubro deste ano. Em relação ao perfil de problemas registrados na plataforma, o principal ponto é a dificuldade em reembolsar valores pagos. No Ceará, os homens são os que mais registram reclamações no Consumidor.gov.br, com o registro de 61,73%, enquanto as mulheres respondem por 38,13% das notificações.

Ao se considerar o panorama regional, no Nordeste a média de solução chega a 77,41%. É a terceira maior taxa do país, ficando atrás somente das regiões Norte (78,26%) e Sul (78,25%).

Nacional

A plataforma Consumidor.gov.br permite a comunicação direta entre os consumidores e empresas para a solução de conflitos sobre produtos ou serviços adquiridos. O portal é gratuito e possibilita que os consumidores tenham a resolução de conflitos de forma rápida e desburocratizada.

No âmbito nacional, a média de resoluções das reclamações registradas chega a 77,28%, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O montante de processos finalizados é de 6 milhões, no período de junho de 2014 até outubro de 2022.

As principais reclamações são contra empresas bancárias, operadoras de telecomunicação e transporte aéreo, respectivamente. Os problemas mais frequentes são dificuldade/atraso na devolução e oferta não cumprida/serviço não fornecido. O prazo médio de resposta é de sete dias úteis e o índice de resposta é expressivo: 98% das ações. Atualmente, a plataforma tem 4 milhões de usuários cadastrados e conta com a participação de 1.265 empresas.

Como funciona

No Consumidor.gov.br, o registro de uma reclamação ocorre, exclusivamente, a partir da experiência individual do consumidor. Por meio da plataforma, o usuário registra sua reclamação e a empresa responde. Quem diz se a demanda foi respondida ou não, é o cidadão, tendo em vista que o processo é feito 100% online.

O primeiro passo é verificar se a empresa está cadastrada no sistema do Governo Federal.  Após esta etapa, é necessário registrar a reclamação no site e, a partir daí, inicia-se a contagem do prazo de até 10 dias para a manifestação da empresa. Por fim, o consumidor poderá ter a chance de comentar a resposta, classificar a demanda como Resolvida ou Não Resolvida e, ainda, classificar o grau de satisfação.

Fonte: Secretaria Especial de Comunicação Social do Governo Federal

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