Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

A integração entre crianças no espaço escolar

*Michelle Norberto

A escola, mais do que um simples espaço de ensino, desempenha um papel essencial na formação social das crianças. Ela atua como um cenário primordial para o desenvolvimento de habilidades sociais fundamentais e para a assimilação dos variados papéis sociais que desempenhamos ao longo da vida. Além da transmissão de conhecimentos tradicionais, a escola serve como um microcosmo da sociedade, onde as crianças aprendem a interagir entre si de maneira construtiva, colaborar em projetos comuns, e acima de tudo, cultivar o respeito pelas inúmeras diferenças individuais e culturais. Neste ambiente, os alunos são incentivados a desenvolver empatia e compreensão mútua, habilidades essas que são indispensáveis para o sucesso não só no ambiente escolar, mas em todas as esferas da vida adulta.

Este ambiente coletivo fomenta a interação entre crianças de diversas origens, com diferentes experiências de vida, sociais e culturais. Na convivência diária e nas interações com seus pares, as crianças desenvolvem habilidades sociais essenciais, como empatia, tolerância e respeito mútuo. Identificam suas diferenças e semelhanças, conseguindo dessa forma a formarem seus grupos a partir de seus interesses.

Além disso, no contexto escolar, elas aprendem a desempenhar diferentes papéis sociais e a se relacionar de maneira construtiva com os demais. Ao participar em atividades diversificadas e em projetos de grupo, as crianças têm a oportunidade de explorar seus potenciais e interesses, o que contribui para o desenvolvimento de uma autoconsciência mais aprofundada e uma compreensão ampliada do mundo à sua volta. Essas experiências promovem habilidades vitais como liderança, cooperação, flexibilidade em alternar funções, trabalho em equipe e comunicação eficaz. São nesses momentos, que alternam a vivência de liderar e serem liderados, de poder auxiliar e serem auxiliados, por exemplo.

Por exemplo, em projeto interdisciplinares, em que a matemática pode se encontrar com a arte, as crianças não só aplicam conceitos numéricos em contextos criativos, mas também aprendem a valorizar a perspectiva e as habilidades uns dos outros, fomentando um ambiente de respeito mútuo e apreciação da diversidade. Assim como aprendem com as trocas entre si, entre os pares.

Em todo esse processo, os educadores atuam como verdadeiros mediadores. Ao identificarem situações de conflitos, a intervenção é crucial para orientar as crianças a resolverem problemas de forma construtiva e pacífica, ampliando assim o repertório de habilidades sociais. Ao facilitarem a integração e mediar interações, os educadores capacitam os alunos a expressar sentimentos e necessidades de maneira assertiva, promovendo um ambiente escolar pautado pelo respeito mútuo e pela convivência harmoniosa.

Essa abordagem não só resolve desavenças momentâneas, mas também ensina lições valiosas sobre empatia, escuta ativa e negociação, preparando as crianças para se tornarem adultos conscientes e responsáveis em suas futuras interações sociais.

Os educadores precisam ter um olhar e acompanhamento atento para além das aprendizagens formais e de conceito. É necessário acompanhar o desenvolvimento das crianças de forma integral, é proporcionar ações e vivências que tenham o objetivo de trabalhar e desenvolver os aspectos socioemocionais e coletivos.

*Michelle Cristina Norberto Martins, especialista em Psicologia Educacional e Educação Inclusiva do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) dos colégios do Grupo Positivo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.