Mercado de moda atacadista tem oportunidades para empreendedorismo feminino e inovação

Segundo dados do Sebrae, 45% dos negócios relacionados à moda e beleza são gerenciados por mulheres

Promissor para empreendedores, o mercado de moda atacadista no Brasil é composto por uma grande variedade de empresas, desde pequenos fabricantes até grandes marcas internacionais. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), em 2020, o segmento de atacado movimentou cerca de R$38 bilhões no País e representa, junto do setor têxtil e de confecção, 5% do PIB nacional.

E o empreendedorismo feminino tem expressiva contribuição nos números desse mercado, segundo dados do Sebrae, 45% dos negócios relacionados à moda e beleza são gerenciados por mulheres. De forma geral, a pesquisa aponta que o país tem 9,3 milhões de mulheres à frente do próprio negócio, sendo que 45% delas são chefes de família, responsáveis pela renda familiar. Fato ainda mais acentuado em decorrência da pandemia, impondo uma série de desafios para as mulheres.

Em um cenário de constante transformação, especialmente com o aumento das vendas online, passando pela maior valorização de marcas locais e retorno da movimentação do comércio pós-pandemia, também surgem oportunidades para quem quer começar o próprio negócio. A empresária Roberta Lopes, que está no mercado atacadista desde 2012, destaca a importância de conhecer o próprio modelo de empreendimento para tomar decisões mais assertivas. “Os custos e despesas vão depender e variar conforme o projeto de cada um, mas os principais a serem pensados no início são: ponto físico, se é locação ou próprio, condomínio, material de limpeza, estoque, logística, contratação de funcionários, divulgação, entre outros”, aponta.

Além da comercialização das peças, Roberta também possui fabricação própria, que envolve outros custos. “Com a terceirização da costura, na fábrica são necessárias mais pessoas do que em uma loja, realizamos o corte e a conferência, e se chegou tudo certinho, segue para a separação dos pedidos e embalagem”.

Na fabricação própria de t-shirt para vendas de atacado, Roberta Lopes já teve a experiência de ponto físico quando chegou a ter três funcionárias, atualmente, está no mercado online e pretende retornar com a própria loja no novo empreendimento de moda atacadista, Estação Fashion, que está em fase de lançamento no centro de Fortaleza. Entre os desafios do segmento, a empreendedora cita a dinâmica do mercado que exige constante atualização, razão pela qual a fez investir em uma estrutura inovadora, vislumbrando acompanhar as tendências de mercado.

“O negócio da moda tem a característica de ser muito rápido, as empresas precisam ser ágeis e capazes de se adaptar rapidamente às mudanças nas necessidades e demandas dos consumidores. Hoje você está saindo na frente com um produto e amanhã o concorrente já está fazendo a mesma coisa que você, por isso é importante ficar atento às novas oportunidades e investir em projetos com algum diferencial”, conta Roberta Lopes.

Para se destacar no mercado, os empreendedores precisam estar constantemente atentos não só às tendências do mercado, mas também às mudanças tecnológicas, a fim de manter-se competitivos e relevantes. Nesse sentido, a fabricante e lojista vê no conceito figital, proposto pelo Estação Fashion, um diferencial para quem atua no setor, já que oferece suporte ao lojista de unir a loja física com a comercialização no meio digital. “A venda online veio para ficar, a gente precisa se adaptar cada vez mais para proporcionar a melhor experiência ao cliente nesses dois ambientes. O sucesso passa também pela localização e estrutura da loja. Temos grande potencial com a revitalização do centro da cidade que tem um comércio pulsante”, finaliza.

Em fase de comercialização dos espaços para lojistas e fabricantes, o Estação Fashion abre possibilidades de crescimento não só para quem já está no segmento, mas também para quem quer iniciar o próprio negócio, segundo Daniela Branquinho, gerente de marketing do novo empreendimento. “A proposta do Estação é possibilitar aos lojistas uma estrutura diferenciada que vai além do ponto de venda. Dentro do conceito figital, os lojistas também contarão com estrutura que dá suporte ao seu negócio como estúdio para fotografar catálogos e peças para redes sociais, central de distribuição para envio de mercadorias, entre outros espaços que agilizam e melhoram a logística”, sinaliza.

Roberta Lopes – foto divulgacao

Sobre o Estação Fashion

Com investimento de R$50 milhões, o Estação Fashion tem como proposta fortalecer o atacado de moda do Ceará com infraestrutura completa. A previsão de início das obras é maio de 2023, com conclusão do empreendimento em 2024. No total, serão cerca de 5 mil empregos gerados de forma direta e indireta. O empreendimento terá praça de alimentação, espaço para eventos, hub de serviços variados para lojistas e clientes, espaços de saúde e beleza, esteiras rolantes e fará também vendas online. Além de estacionamento com capacidade para 500 carros e 30 ônibus.

A localização privilegiada do Estação Fashion, próximo de pontos históricos e turísticos da capital, e com fácil acesso para quem utiliza transportes individuais, coletivos e rodoviários, ajuda a receber compradores da cidade, do interior cearense e mesmo de outros Estados. Atualmente, o novo mall está em fase de expansão com a comercialização do setor de Praça de Alimentação e do Setor Azul, após a venda de 100% das unidades de box do Setor Laranja.

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