Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

Embarques brasileiros de suco de laranja avançam 27% entre julho e dezembro

Primeiros seis meses podem refletir movimentação de suco em ano de safra grande
As exportações totais de suco de laranja brasileiro (FCOJ Equivalente a 66º Brix) registraram uma alta de 26,6% nos seis primeiros seis meses da safra 2019/20 em comparação com o mesmo período da safra anterior. Ao todo foram embarcadas 648.751 toneladas ante 512.388 toneladas ante a safra 2018/19 entre os meses de julho e dezembro. Para fins estatísticos e que para que seja possível usar a mesma base de comparação a CitrusBR converte os diferentes sucos exportados para 66 graus Brix, o que significa 66% de sólidos em uma tonelada de suco. Em faturamento o aumento é de 14% com um total de US$ 1,104 bilhão ante US$ 967,1 milhões.
O ritmo de crescimento perde força em relação ao mês anterior, que chegou alcançar 54% ante o período anterior. Conforme tem comentado o diretor-executivo da CitrusBR, a safra 2019/20 que se aproxima do fim é uma das maiores dos últimos tempos. Com isso, existe a necessidade de se mover estoques do Brasil para o exterior por dois motivos. O primeiro, comercial, para que haja disponibilidade de produto para venda. O segundo, técnico, para que se abra espaço nos tanques brasileiros para estocar o suco produzido neste ano. “Exportação não é venda. Primeiro é preciso exportar para que depois a venda aconteça e como estamos nesse período de movimentação ainda não é possível saber o que é realmente movimentação de estoques e o que pode ser demanda, portanto, vamos aguardar os próximos meses e ver como as exportações se comportam”, avalia.
Para o seu principal destino, a União Europeia, os embarques de suco de laranja totalizaram nestes primeiros seis meses 450.051 toneladas, 36% acima das 330.641 toneladas exportadas na safra anterior. O faturamento somou US$ 775,3 milhões, 24% a mais que em 2018/2019, quando foram exportados US$ 625,3 milhões.
Segundo principal destino do suco de laranja brasileiro, os Estados Unidos, no período, importaram 112.004, 1% a mais do que observado entre julho e dezembro do ano passado, com 111.018 toneladas. Em faturamento, os embarques para os Estados Unidos somaram US$ 181,4 milhões, 11% abaixo dos US$ 202,9 milhões no mesmo período da safra passada. “Os estoques de suco reportados nos Estados Unidos estão nos maiores níveis dos últimos cinco anos, então é natural que não haja grandes movimentações para aquele mercado”, pondera o executivo.
Os embarques de suco de laranja para o Japão também registraram alta entre julho e dezembro de 2019, em relação ao mesmo período do ano anterior. Nesta temporada, já foram exportadas para o país, 36.065 toneladas, 19% a mais que nos seis meses da safra 2018/2019, com 30.195 toneladas. O faturamento cresceu 13%, com US$ 65,4 milhões ante os US$ 58,04 milhões.
China registrou uma alta de 82% nas importações de suco de laranja brasileiro no período, chegando ao volume de 26.868 toneladas ante 14.744 na safra anterior. Em faturamento o incremento é de 29% nos primeiros seis meses com US$ 38,6 ante 29,9 no período anterior. Em 23 de dezembro de 2019 o governo chinês revisou algumas taxas de importação atendendo parcialmente pedidos da CitrusBR e do governo brasileiro. A chamada “tarifa de temperatura”, aplicada a todo suco que importado a uma temperatura mais quente do que -18C (dezoito graus negativos) exigia pagamento de 30% sobre o valor do produto. Dessa forma, exportadores eram obrigados a enviar o suco a temperaturas muito baixas o que incorre em custos de energia para refrigeração e outras questões logísticas. “Vamos estudar os resultados práticos dessa nova tarifa, mas de qualquer jeito é uma excelente sinalização do governo chinês que mostrou sensibilidade aos pedidos das empresas associadas à CitrusBR e do governo brasileiro que foi fundamental nessa negociação”, avalia Netto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.