30 anos de Fortal com muita história para contar

“Ah, que bom você chegou”. Em 2023, o Fortal completou 30 anos de história fazendo a alegria de milhares de foliões no conhecido “carnaval fora de época”. Muito além do entretenimento, o evento movimenta o turismo e a economia da capital cearense.

Camarotes, trios, arenas… são vários ambientes para explorar e se encantar com uma alegria contagiante. Por mais que algumas atrações se repitam no decorrer dos anos (até porque não podem faltar) cada experiência é única, basta perguntar a algum folião veterano da festa. Cada um tem uma história ou uma memória.

O sorriso no rosto não é só de quem curtiu seu artista favorito, mas de quem também conseguiu uma renda extra. Segundo a organização do evento, cerca de 40 mil empregos diretos e indiretos seriam gerados durante os quatro dias de festa. Não à toa, Fortaleza se tornou um dos destinos mais procurados do Brasil nas férias de Julho.

Bloco Largadinho com Cladia Leitte foi uma das atrações da sexta do Fortal. Foto: Márcia Catunda

Segundo dados do Observatório do Turismo da Prefeitura de Fortaleza, mais de 500 mil pessoas iriam desembarcar no aeroporto de Fortaleza e cada turista iria gastar, em média R$2.800. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-CE) mostra que a ocupação hoteleira em Fortaleza, Aquiraz (com o Beach Park), e do Cumbuco, em Caucaia, é de 98,7% no período do evento. Consequentemente, barracas de praia e restaurantes também saem ganhando, mesmo que não sejam no mesmo local do Fortal.

Vale lembrar que foram dois anos sem realizar o evento e, apesar da festa ter ocorrido em tom de nostalgia e sede de diversão no ano passado, em 2023 não foi diferente, ainda mais com o marco de 30 anos. Praia pela manhã, feijoada do Siriguella à tarde e trio elétrico à noite foi considerada a “combinação perfeita” de quem estava no último sábado na capital cearense. Cada atração com seu público, mas há aqueles que buscam viver ao máximo tudo que for possível e permitido.

Banda Eva foi uma das atrações da tradicional Feijoada do Siriguella. Foto: Márcia Catunda

O nome “Fortal” já atrai multidões, não por acaso encontramos festas com o nome “Ensaio do Fortal” e até mesmo a “Ressaca do Fortal”, o famoso “marketing de milhões”. Nas academias de ginástica foi percebida até uma procura nas aulas de dança para aprender as coreografias e não fazer feio na avenida ou até mesmo para fortalecer o corpo e manter o pique.

O Fortal é para os jovens, os mais velhos, solteiros e casados. É perceptível o encontro e reencontro de gerações, inclusive daqueles que curtiram desde os tempos que o evento era realizado na Beira Mar. Tio que leva sobrinho, mãe que leva filha, casais que se conheceram na avenida, com músicas que marcaram diferentes gerações, promovendo resgate da memória, contação de histórias e realizações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar