13 de julho, Dia Mundial do TDAH: 05 dicas para ajudar a identificá-lo

A data de 13 de julho marca o Dia Mundial da Conscientização do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Estabelecida para aumentar a compreensão sobre esse transtorno em todo o mundo, a data também tem como objetivo ressaltar a complexidade do diagnóstico e cotidiano das pessoas com TDAH nos diversos ambientes e contextos em que estão inseridas e seus familiares que acompanham.

Nos últimos tempos o diagnóstico de TDAH vem aumentando no Brasil e no mundo. Embora seja difícil fornecer números exatos sobre prevalência, devido à falta de estatísticas abrangentes em muitos países, existem várias razões possíveis para isso. Uma delas é uma maior conscientização e entendimento do TDAH por parte de profissionais de saúde e da própria população, que tem buscado informações sobre o tema. À medida que a informação sobre o transtorno se torna mais amplamente disponível, mais pessoas podem buscar avaliação e tratamento.

Pensando nisso, a psicopedagoga e neuropsicóloga Ms. Alessandra Bernardes Caturani Wajnsztein, o médico especialista em Neurologia Infantil e da Adolescência Dr. Rubens Wajnsztejn e Esp. Ketlyn Gil Garcia, pedagoga e neuropsicopedagoga, listaram cinco tópicos que podem servir de alerta e informação.

Ter um ou mais sintomas desta lista não significa que a pessoa tenha TDAH. O diagnóstico é feito apenas por médicos e profissionais de saúde habilitados levando em conta diversos fatores. Mas, se você identifica ou conhece alguém que possua algum destes sintomas talvez seja indicado procurar orientação médica:

1.    Dificuldade em manter o foco: se você constantemente se encontra distraído, com dificuldade em concentrar-se em tarefas ou com dificuldade em manter a atenção em conversas, pode ser um sinal de TDAH. Pessoas com TDAH geralmente tem dificuldade em organizar suas tarefas diárias, como manter um calendário, cumprir prazos ou manter um ambiente de trabalho arrumado. Inclusive enfrentam dificuldades em suas realizações acadêmicas ou profissionais que podem afetar negativamente o desempenho nessas áreas. A dificuldade em reter informações importantes ou lembrar-se de detalhes pode ser um desafio. Se você se sente perdido ou confuso quando recebe instruções ou tem dificuldade em seguir um plano, isso também pode ser um indício de TDAH.

2.    Hiperatividade: a hiperatividade é caracterizada por uma sensação constante de inquietação física e/ou mental, e uma necessidade de se mover ou tocar objetos continuamente. Se você tem dificuldade em ficar parado ou sente uma inquietação interna constante, isso pode indicar TDAH, assim como a impaciência, frustração e irritabilidade.

3.    Impulsividade: comportamentos impulsivos, como falar ou agir sem pensar nas consequências, são comuns em pessoas com TDAH. Se você tem dificuldade em controlar impulsos ou frequentemente toma decisões precipitadas, pode ser um indicativo de TDAH.

4.    Problemas de relacionamento: o TDAH pode afetar negativamente os relacionamentos pessoais e profissionais. Dificuldade em prestar atenção aos outros durante uma conversa, interromper constantemente ou parecer desatento podem criar dificuldades nas interações sociais.

5.    Histórico familiar: se você tem parentes próximos, como pais ou irmãos, que foram diagnosticados com TDAH, isso aumenta a probabilidade de você também ter o transtorno. Não é uma regra, mas há estudos que apontam que uma das possíveis causas do transtorno é um componente genético.

Além dos tópicos acima, também é possível contar com o auxílio de outras ferramentas.

A campanha #TDAHAlémDosRótulos, é um exemplo. Criada pela Cellera Farma, é uma iniciativa importante que busca destacar a importância de compreender o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) para além dos estigmas e estereótipos associados a ele. Através dessa campanha, a farmacêutica tem como objetivo oferecer informações educativas, ferramentas e recursos que possam ajudar tanto as pessoas com TDAH, quanto seus familiares e a sociedade em geral. Conheça algumas dessas ações:

1 – Turma da Mônica | Revista em quadrinhos “Mais que um Transtorno”

E para tornar tudo mais descontraído, a Cellera Farma em parceria com a Mauricio de Sousa Produções criaram uma revista em quadrinho especial sobre o TDAH. Prepare-se para mergulhar em um aprendizado em família! Para acessar é só clicar no [link].

2 – Teste Online para crianças e adolescentes

Para os pais que estão preocupados com o comportamento dos filhos, também é possível fazer um teste online que pode identificar possíveis sinais de TDAH por meio da Escala de Avaliação de Crianças e Adolescentes para TDAH e TOD-SNAP IV no [link]. Lembrando que não se trata de um diagnóstico.

3 – Organizador de tarefa diárias

Para quem costuma se sentir sobrecarregado com suas pendências diárias, agora conta com o auxílio de um planner especialmente projetado para auxiliar pessoas com TDAH. Acesse [link] para fazer o download.

4 – Blog informativo

Para obter mais informações e expandir os conhecimentos sobre o assunto, agora há um espaço dedicado para TDAH no blog no site da Cellera Farma, com conteúdos informativos e esclarecedores. Basta acessar o [link].

É importante lembrar que apenas um profissional de saúde qualificado pode fazer um diagnóstico preciso de TDAH. Se você suspeita que possa ter TDAH, é recomendado buscar a avaliação e orientação de um médico ou psicólogo especializado. Com as ferramentas certas e o conhecimento necessário, é possível lidar de forma eficaz com o TDAH e melhorar a qualidade de vida de todos.

Com essas ações, a iniciativa busca o estímulo ao diálogo e à conscientização. Ao encorajar conversas abertas e informadas sobre o TDAH, a campanha #TDAHAlémdosRótulos contribui para combater o estigma e permitir uma melhor compreensão tanto por parte daqueles que vivem com o transtorno como por parte da sociedade em geral.

Fontes disponíveis para entrevistas:

Profa. Ms. Alessandra Bernardes Caturani Wajnsztein 

A Professora mestre é psicóloga, psicopedagoga, neuropsicóloga, especializada em neuroaprendizagem. É coautora da ferramenta de sondagem e intervenção psicopedagógica denominada “Ecos na Aprendizagem”, tem vasta experiência e conhecimento nessas áreas e é uma referência no desenvolvimento de estratégias e recursos para melhorar o processo de aprendizagem. Desde 1994, diretora e Psicóloga e Psicopedagoga Clínica do Instituto ABCWRW e coordenadora desde 2003 do NEAFMABC centro de referências de avaliação interdisciplinar multiprofissional dos transtornos do neurodesenvolvimento da Faculdade de Medicina do ABC. Idealizadora do Movimento Dislexia TDAH GABCD-SP e autora de capítulos de livros.

 Profa. Esp. Ketlyn Gil Garcia

É Pedagoga e Psicopedagoga pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Também possui especialização em Neuropsicopedagogia pela Faveni e é psicanalista certificada pela Associação Brasileira de Psicanálise (ABRAPSI). Com vasta experiência e conhecimento na área, é CEO da INTEGRARTI APRENDIZAGEM & EMOÇÃO TERAPIAS desde 2014. Membro do Movimento Dislexia TDAH GABCD-SP.

Prof. Dr. Rubens Wajnsztejn

Médico formado pela USP, iniciou sua especialização em Neurologia Infantil na Clínica Neurológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela UNIFESP e Doutor pelo Centro Universitário Medicina ABC. Seu trabalho se concentra nas propostas temáticas do neurodesenvolvimento, com ênfase na educação e saúde. Em 2012 passou a integrar a Diretoria da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil – SBNI, ocupando a presidência no biênio 2016-2017. É orientador permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina do ABC. Membro do Movimento Dislexia TDAH GABCD-SP e autor de capítulos de livros.

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