Vendas no comércio cearense crescem 18,5% em relação a abril de 2021

Na comparação interanual, o comércio cresceu 18,5%, o maior aumento do país, com resultados positivos em todas as oito atividades pesquisadas. Tecidos, vestuário e calçados (113,1%), Combustíveis e lubrificantes (19,4%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (5,9%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (7,9%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (32,9%), Móveis e eletrodomésticos (22%), Livros, jornais, revistas e papelaria (94,8%), Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (20,1%).
Na comparação com março, o volume de vendas do comércio varejista no Ceará cresceu 3,1% em abril. Nos primeiros quatro meses do ano, o setor acumulou aumento de 8,0%, e, nos últimos 12 meses, de -1,0%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada hoje (10) pelo IBGE.

Considerando o comércio varejista ampliado, que inclui, além do varejo, as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas apresentou aumento de 6,6% em abril frente a março. Já em relação a abril de 2021, Veículos e motos, partes e peças registrou aumento de 1,6% e Material de construção caiu 9,7%.

Vendas no comércio mostram aumento em 19 das 27 unidades da federação
 

Na comparação com março, o volume de vendas do varejo foi positivo em 19 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Amazonas (4,4%), Rio Grande do Norte (4,0%) e Alagoas (3,8%). Por outro lado, oito estados tiveram resultados no campo negativo, com destaque para: Pernambuco (-7,7%), Roraima (-4,5%) e Pará (-4,4%).

Frente a abril de 2021, houve predomínio de taxas positivas, com 23 das 27 UFs em crescimento. Os destaques foram Ceará (18,5%), Alagoas (15,1%) e Espírito Santo (14,9%). Por outro lado, pressionando negativamente, destacam-se Pernambuco (-7,6%), Bahia (-4,9%) e Amazonas (-2,0%).

Mais sobre a pesquisa

Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no País, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista.

Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e Unidades da Federação. A técnica de coleta é o – Questionário eletrônico auto preenchido (CASI) e a Entrevista pessoal com questionário em papel (PAPI). Os resultados podem ser consultados no Sidra.

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