Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

Variações climáticas podem impactar mercado da moda

 Nottus Meteorologia indica que estudos e consultoria sobre previsões de longo prazo para as estações do ano tornam a tomada de decisões mais assertiva

·   Indústria têxtil e varejo, por exemplo, devem ficar atentos para um inverno com mais variações de temperatura em 2024, segundo previsão meteorológica

 

As mudanças climáticas têm impactado diversos setores da economia e a indústria da moda é um exemplo dessa influência. O efeito das variações do clima nas estações do ano tem levado a indústria têxtil e o varejo a reavaliarem estratégias de produção e comercialização de produtos. Segundo a Nottus Meteorologia, empresa especializada em inteligência de dados e consultoria meteorológica para negócios, ao orientar suas decisões por meio de previsões de longo prazo para as estações do ano, o setor da moda tem condições de antecipar o planejamento de coleções, realizar investimentos adequados, prevenir perdas e impulsionar vendas.

Desirée Brandt, sócia-executiva e meteorologista da Nottus, antecipa as expectativas para o inverno de 2024. “O último relatório do NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos) indica uma neutralidade climática, ou seja, sem El Niño e ainda sem La Niña. Não há previsão de inverno rigoroso, mas a estação promete ter mais episódios de frio se compararmos com o inverno do ano passado. Essas quedas mais acentuadas na temperatura serão intercaladas por períodos não tão frios, o que leva o varejista a ter de se planejar a cada onda de frio que for prevista”, afirma.

Estudos indicam que as vendas de vestuário e calçados são altamente influenciadas por variações na temperatura e nas condições meteorológicas. Segundo pesquisa do IEMI (Inteligência de Mercado), o período da coleção Outono/Inverno responde por cerca de 41% das vendas do varejo nacional. “Em 2023, o inverno mais fraco derrubou as vendas dos varejistas de moda. A previsão antecipada do inverno, por exemplo, possibilita que as empresas assegurem preços mais vantajosos. De maneira semelhante, o atraso na chegada do frio força os lojistas a realizarem liquidações e oferecer descontos adicionais”, destaca a executiva.

Tanto a indústria quanto o varejo podem integrar as previsões meteorológicas em seus planos de negócios e estratégias de marketing e vendas. Destacar os tecidos e roupas mais adequados para as condições climáticas previstas pode influenciar significativamente a maneira como os produtos são anunciados e promovidos no mercado.

“Caso a previsão aponte para um inverno rigoroso, a busca por tecidos mais pesados e isolantes pode aumentar, permitindo que, desde as fábricas até as redes de lojas, ajustem suas linhas de produção e investimentos para atender às demandas específicas de um clima mais severo. Por outro lado, em anos com invernos mais brandos, o setor pode reduzir investimentos em produtos específicos e evitar excessos e perdas no estoque”, avalia a meteorologista da Nottus. Segundo ela, essa capacidade de adaptação, baseada em previsões climáticas, torna-se crucial para a sustentabilidade econômica do mercado da moda.

“Embora seja impossível controlar completamente as condições climáticas, receber informações precisas sobre o clima futuro passa a ser um diferencial estratégico. Em um cenário em que a incerteza climática é uma constante, a consultoria meteorológica emerge como uma poderosa aliança para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças no clima e assegurar a rentabilidade de empresas do mundo da moda”, conclui a executiva da Nottus.

Sobre a Nottus

A Nottus é uma empresa de inteligência de dados e consultoria meteorológica para negócios. Com equipe altamente qualificada, traduz o grande volume de dados sobre fenômenos climáticos em boletins analíticos claros e objetivos, com informações direcionadas aos interesses de seus clientes. A Nottus avalia e consolida referências dos principais modelos de previsão meteorológica, como os americanos Global Ensemble Forecast System (GEFS), Global Forecast System (GFS) e Climate Forecast System (CFS) e o modelo europeu European Centre for Medium-Range Weather Forecasts (ECMWF), e também dados detalhados de monitoramento climático do Brasil para entregar soluções confiáveis e acessíveis ao público, valendo-se de tecnologia de ponta, análise de dados e machine learning, e também do olhar experiente e acurado de seus especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.