Troféu Jangadeiro é concedido a duas referências da Administração no Ceará

(Por Eduardo Galdino)

Três instituições representativas da Administração, no Ceará, outorgaram na noite da última quinta-feira (31.03), no Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), o Troféu Jangadeiro, que é concedido a cada ano, a somente um profissional. Por causa da pandemia, as comendas não foram entregues nos anos de 2019 e 2020, razão pela qual, este ano, a homenagem foi dada a dois expoentes da categoria: os administradores João Soares Neto e Marcelo da Cunha Paz.

A abertura da solenidade contou com a execução do Hino Nacional Brasileiro e do administrador e acadêmico Sérgio Bezerra, que procedeu o histórico de criação do Troféu que leva o nome do líder jangadeiro Chico da Matilde, o famoso Dragão do Mar. A comenda concedida desde 2017 é uma idealização da Academia Cearense de Administração (ACAD), Conselho Regional de Administração do Ceará (CRA/CE) e Associação dos Administradores do Estado do Ceará (AADECE). O objetivo é reconhecer a vitoriosa trajetória profissional, e o sucesso alcançado pelos homenageados devido à utilização plena dos princípios da Administração.

Eis aqui, o motivo do Troféu Jangadeiro representar a láurea magna, ou seja, com grandes honras. “Nós queremos que o Trófeu, de fato, represente um administrador do ano. Aquele colega que mais se destacou na sua vida profissional e que efetivamente merece uma comenda ao nível do Troféu Jangadeiro”, justificou o sentido da comenda ao Portal A Notícia do Ceará, o Presidente da Academia Cearense de Administração, João Alves de Melo, que presidiu a Solenidade de Entrega da Honraria, apresentada pelo Mestre de Cerimônia, o jornalista Rodrigo de Almeida.

Momento em que o presidente da solenidade, João Melo, pediu à plateia, um minuto de silêncio para os colegas vítimas da Covid 19

“Eu fico feliz porque é um reconhecimento da minha classe, da Escola que eu consegui  ajudar a sobreviver, em que eu pude viver e muito bem… E eu fico feliz, porque, afinal, reconhecem o trabalho que eu tive durante a minha vida a favor da profissão do administrador, externou o seu sentimento ao ser agraciado com o Troféu Jangadeiro, o empresário cearense João Soares Neto, graduado pela antiga Escola de Administração do Ceará e, em Direito pela UFC.

Já o administrador Marcelo Paz, 2º homenageado com o Troféu 2020, que não pôde estar presente, por motivo de força maior, foi representado nesta solenidade, pelo professor Mardônio Paz. “É uma alegria imensa em puder receber essa comenda, comenda maior da Administração cearense, em nome do meu filho, meu filho que faz um trabalho sério, muito elogiado por todos, o que nos dar uma alegria muito grande estar representando”, afirmou o professor do Colégio Darwin, Pai de Marcelo Paz, que é presidente do Fortaleza Esporte Clube.

A mesa de honra contou entre os convidados e autoridades com as presenças de duas mulheres: a presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará,  desembargadora Naílde Pinheiro e, ainda, da vice-presidente do Conselho Regional de Administração, Rita Silveira, que esteve no evento, como presidente interina, em substituição ao presidente do CRA/CE, Leonardo Macedo, que não participou da celebração, pelo fato de estar viajando.

João Soares Neto, um dos homenageados, acompanhado de sua neta, Marcela Cysne, recebe o Troféu Jangadeiro das mãos do também, administrador, Mário Josino, filho do Sr. Ananias Josino, amigo do agraciado

 

“Nada é melhor do que os gêneros juntos: o homem com a mulher… De igual pra igual, a equidade. O emponderamento feminino passa por isso”, pontuou a também Presidente da Comissão CRA Mulher, explicando: eu acho que uma coisa tem que ser complementar. Homem e mulher são complementares. Então, uma gestão só masculina, ela também não é boa. Uma gestão só feminina também não deve ser boa. A gente pode mesclar e acho que esse conjunto é que fica harmônico. E é isso que a gente trabalha no CRA Mulher, disse a administradora e professora, Rita Silveira, em entrevista exclusiva ao jornalista Eduardo Galdino.

Além das duas mulheres que abrilhantaram o evento, integraram a mesa da solenidade, o presidente da Academia Cearense de Direito, Roberto Victor Ribeiro; o secretário municipal do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira; o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Mauro Kreuz; o presidente da Academia Cearense de Administração (ACAD), João Alves de Melo; o administrador Honório Pinheiro, o presidente da Associação dos Administradores do Estado do Ceará (AADECE), Lamarck Mesquita, o diretor administrador e financeiro do Conselho Federal de Administração (CFA), Rogério Cristino e, ainda, o deputado estadual Sérgio Aguiar.

Um dos destaques da noite foi o discurso proferido pelo presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Mauro Kreuz, que veio de Brasília, para prestigiar a Solenidade de Entrega do Troféu Jangadeiro. Ele comentou ao dar entrevista ao nosso Portal, que: “o Brasil é administrado politicamente, não cientificamente”. O administrador ainda ressaltou: o parlamento brasileiro tem tomado decisões à revelia da ciência em todas as áreas. Não há evidências. Fez a Reforma da Previdência sem evidências. Fez a Reforma Trabalhista sem evidências, afirmou Kreuz.

O presidente do Conselho Federal de Administração, Mauro Kreuz, entregando o Troféu Jangadeiro ao professor Mardônio Paz, que representou o seu filho, o 2º homenageado da noite, Marcelo Paz, que não pôde estar presente

 

“Eu quero dizer pra esses jovens, estudantes e nossos profissionais da administração que não se desanimem, porque a administração hoje é a pedra fundamental. A administração hoje é o tripé do Brasil como um todo”, frisou o diretor administrativo e financeiro do CFA, Rogério Cristino, citando que a coisa vai pra frente tendo uma boa gestão, planejamento e execução. Rogério como é mais conhecido entre os colegas, representa o Ceará, no Conselho Federal de Administração.

Quem também concedeu entrevista ao Portal ANC foi o presidente da AADECE, Lamarck Mesquita. “Nesse reconhecimento que a gente faz aqui com o Troféu Jangadeiro é justamente pra valorizar a profissão”, explicou a importância da comenda dada a dois grandes nomes da administração cearense: João Soares Neto e Marcelo Paz. “São duas pessoas que trabalham a ciência da administração em prol do seu negócio, seja no esporte, seja no comércio”, enfatizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar