“Transformar o mundo e preservar nossa casa comum” é tema da 15ª Semana do Meio Ambiente

Rachel Louise Carson foi uma bióloga marinha, escritora, cientista e ecologista norte-americana. Por meio da publicação de Silent Spring, artigos e outros livros sobre meio ambiente, Rachel ajudou a lançar a consciência ambiental moderna. (Foto: Alfred Eisenstaedt)

Discussão demonstra a necessidade de se viver em harmonia com a natureza e direcionar as ações humanas em prol da sustentabilidade

De 8 a 10 de junho de 2022, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, realiza a 15ª Semana do Meio Ambiente. Anualmente, a Unifor participa deste momento realizando atividades com o objetivo de fomentar o estudo e a prática direcionadas à sustentabilidade e proteção ao meio ambiente no cotidiano universitário.

Para este ano, o tema escolhido foi “Transformar o mundo e preservar nossa casa comum”, que demonstra a necessidade de se viver em harmonia com a natureza e direcionar as ações humanas em prol da sustentabilidade e estilos de vidas menos poluentes.

A 15ª Semana do Meio Ambiente também celebra os 60 anos da publicação da obra “Primavera Silenciosa”, de Rachel Carson, um marco para a história da proteção ambiental que deixou um legado de valor intangível voltado para promoção e proteção da sustentabilidade. O livro debate de forma crítica a utilização de agrotóxicos/defensivos agrícolas/pesticidas nos EUA nas décadas de 1940 e 1950. No ano 2000, a Escola de Jornalismo de Nova York consagrou a obra como uma das maiores reportagens investigativas do século XX.

A programação conta com temáticas voltadas ao meio ambiente, tais como: Sustentabilidade, racionalidade ambiental e o desenvolvimento econômico e social; Tecnologias, inovação e cidades sustentáveis; Direitos da natureza, meio ambiente ecologicamente equilibrado e das garantias do futuro intergeracional; Responsabilidade Social e ambiental e governança; Saúde, água, clima, restauração dos ecossistemas, proteção da diversidade ecológica segurança química e biológica.

O evento é promovido pela Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária, Divisão de Responsabilidade Social e pelo Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) da Universidade de Fortaleza, por meio do Grupo de Pesquisa Relações econômicas, políticas, jurídicas e ambientais na América Latina (REPJAAL).

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030

Com a realização da Semana do Meio Ambiente, a Universidade de Fortaleza busca promover a conscientização e o respeito individual e coletivo acerca da necessidade de preservação e promoção do ecossistema global.

Por meio dessa iniciativa, e no cumprimento de sua missão institucional, ratifica o compromisso assumido em prol do desenvolvimento socioambiental e da contribuição para as necessárias transformações científicas, econômicas, políticas, sociais, ambientais, culturais e tecnológicas, com foco na sustentabilidade.

As discussões estão pautadas nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), a saber:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar