Tecnologia no consumo: 42% dos compradores já usam IA dentro de sua experiência de compra

Adriana Rocha, CEO e cofundadora da Ecglobal, aponta que tecnologia terá papel preponderante no futuro da interação entre consumidores e marcas

A tecnologia tem desempenhado cada vez mais um papel importante na forma como os consumidores interagem com as marcas e realizam suas compras. De acordo com uma pesquisa conduzida pela Ecglobal, uma empresa pertencente à plataforma Haus do Grupo Stefanini, com cerca de 500 pessoas, revela-se uma mudança significativa no comportamento de compra. Entre os pontos apontados pela pesquisa estão:

  • Adoção de Inteligência Artificial (IA) no Processo de Compra: 42% dos consumidores já incorporam a IA em suas experiências de compra, indicando uma tendência crescente de integração tecnológica. Dentre esses, 52% consideram o uso de IA positivo durante o Dia do Consumidor, evidenciando uma mudança de percepção em relação a essas ferramentas.
  • Realidade Aumentada (RA) na Visualização de Produtos: Um significativo número de 29% dos entrevistados utiliza RA para visualizar itens antes da compra, destacando uma demanda por experiências mais imersivas e informativas.
  • Confiança na Recomendação de Produtos por IA: 75% dos entrevistados demonstram confiança na IA para auxiliar em suas decisões de compra, indicando uma aceitação crescente dessa tecnologia. Surpreendentemente, 61% estariam dispostos a confiar em avaliações de produtos feitas por IA evidenciando o papel influente dessa tecnologia na formação de opiniões de compra.
  • Potencial das Compras Automáticas por IA: Um expressivo percentual de 62% dos entrevistados expressou interesse em utilizar a IA para compras automáticas, revelando uma busca por maior conveniência e eficiência no processo de compra.

Adriana Rocha, CEO e cofundadora da Ecglobal, aponta que a tecnologia está redefinindo a maneira como os consumidores fazem suas compras e interagem com as marcas e que há muitos temas para explorar como as implicações dessas tendências e as estratégias que as empresas podem adotar para se manterem relevantes em um mercado cada vez mais digitalizado.

Sobre a Ecglobal

A Ecglobal é uma empresa brasileira que integra o Ecossistema Haus do Grupo Stefanini, com operações no exterior – países da América Latina e Estados Unidos. Há quase duas décadas, estuda o comportamento do consumidor, e cria relacionamentos de valor entre pessoas e marcas. Auxilia marcas por meio de comunidades e insights, promovendo a fidelização e a construção de relacionamentos duradouros com seus consumidores.

Sobre a Haus

A Haus é plataforma de marketing do Grupo Stefanini formado pelas seguintes empresas: Gauge, W3haus, Brooke, Inspiring e Ecglobal. Atua focada em ajudar as marcas a se relacionarem melhor com os consumidores e a aumentarem suas receitas.
 
Sobre a Stefanini

A Stefanini é um grupo global de origem brasileira com 36 anos de atuação no mercado de tecnologia, com foco em auxiliar os clientes no processo de transformação digital em seus negócios. Com o propósito de “Cocriar soluções para um futuro melhor”, o grupo vem sendo reconhecido em várias premiações pelo seu DNA inovador e impacto em resultados. Atua nas seguintes frentes: Consultoria (Tecnologia e Business Agility), Analytics & IA, Banking & Payments, Cibersegurança, Manufatura (Indústria 4.0) e Marketing Digital. Presente em 41 países e com mais de 37 mil funcionários, a Stefanini é apontada como empresa brasileira que mais cria valor internacional, segundo Ranking da Fundação Dom Cabral (FDC). Para mais informações, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar