Susep evolui experiência digital com novo portal e o Painel de Inteligência do Mercado de Seguros

Diretora Valeria Chaves apresentou os novos serviços, que trazem vantagens para cidadãos e profissionais do setor que utilizam dados da autarquia

Rio de Janeiro, 01 de dezembro de 2022. A transformação digital que acontece no setor de seguros envolve também a Superintendência de Seguros Privados (Susep). Em sua apresentação no webinar Diálogos Susep, realizado no dia 21 de novembro, Valeria Chaves, diretora do Departamento de Administração e Tecnologia da Informação (DEATI), apresentou a modernização no atendimento a cidadãos e profissionais do setor com o novo portal da Susep, dentro da plataforma Gov.br (gov.br/susep).

Em junho assinamos com a Secretaria do Governo Digital uma parceria para fazer parte do projeto Gov.br. Acredito que todos já acessaram o Gov.br, já tenham um login único, mesmo que o primeiro serviço tenha sido a validação de vacinas no ConecteSus”, comentou Valeria Chaves. “Lançamos o novo portal da Susep no dia 8 de setembro, e muito nos orgulha que em poucos meses já somos o 5º órgão público brasileiro com melhor avaliação de serviços no Gov.br. O projeto é uma vitória para todos os órgãos brasileiros, por conta da maturidade digital em que nosso país se encontra, e também para os servidores da autarquia, por estarmos bem avaliados pelo cidadão brasileiro”.

Com a migração do portal para a plataforma Gov.br, diversos benefícios foram agregados. “Agora temos uma padronização dos serviços que ainda não existia no antigo site da Susep. Cada um dos serviços é explicado em detalhes e pode ser avaliado pelo usuário. Há a possibilidade de login único e de interoperabilidade, tudo dentro da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) – o usuário pode utilizar as informações da Receita Federal e de todos os órgãos do governo junto com as informações da Susep, o que gera uma grande economia e também um enxugue dos processos das instituições que formam o governo”, explicou a diretora. “Para o futuro, outra diretriz é a possibilidade de pagamentos digitais, como de multas aplicadas pela Susep, por exemplo”, adiantou.

As diretrizes do padrão Gov.br possibilitam: transparência na administração pública, aumento da confiança na relação sociedade e governo, uso de dados de forma mais eficiente, otimização de serviços para o cidadão, mais controle sobre os processos e redução de custos. “É melhor para as pessoas e para o estado, uma operação ganha-ganha”.

Para evitar qualquer dificuldade na localização de informações ou serviços com a migração, a equipe do DEATI teve o cuidado de direcionar todas as URLs para o novo portal até que todos se acostumem com ele. “O novo portal Susep tem um layout que se assemelha a todas as outras instituições de governo e a navegabilidade ficou muito melhor para o usuário. Lá encontram-se: o APP Corretores na loja Gov.br, padronização dos serviços, tutoriais, a possibilidade de feedback do cidadão para melhorar estes serviços e o login único que facilita a vida de todos”.

Todos os serviços da Susep que oferecem atendimento direto ao cidadão foram levados à plataforma Gov.br. “A Susep hoje tem 100% de seus serviços de balcão digitalizados, um total de 13 serviços. Para o futuro estamos pensando em incluir outros serviços, que são ligados às entidades supervisionadas, para que também possam ser avaliados e melhorados continuamente”, destacou Valeria Chaves.

Um serviço inovador que foi disponibilizado no novo portal é o Painel de Inteligência do Mercado de Seguros – conhecido também como Painel Susep – uma forma mais fácil e interativa de a autarquia disponibilizar os dados do setor.

Com esses serviços digitais, ganham o cidadão e a Susep. “Com o novo portal da Susep na plataforma Gov.br, o cidadão tem uniformização da experiência, acelerando o processo de aprendizagem; integração de canais do site Gov.br; acesso para todos os serviços de governo; e incentivo à participação social no controle e na fiscalização da administração pública. A Susep, por sua vez, obtém monitoramento da qualidade dos serviços; arquitetura compartilhada; integridade e uniformidade das informações; transparência na execução dos serviços públicos; interoperabilidade de sistemas; e a promoção de dados abertos”, finalizou a responsável pelo projeto.

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