Soluções urbanísticas para as cidades são apresentadas em vídeo pelo movimento Somos Cidades
O Movimento Somos Cidades lança nesta quarta-feira (19) mais uma ação educativa com objetivo de tornar público a importância da legislação e das soluções urbanísticas para as cidades brasileiras. A atividade compartilha maneiras e regras para que as povoações urbanas voltem a construir locais que ofereçam uma experiência acolhedora, mais inclusiva e mais criativa.
No vídeo disponível no Canal Somos Cidade: “Como criar cidades bonitas e para pessoas?”, explica o que um município deve ter para priorizar seus moradores e torná-las mais dinâmicas e acolhedoras. Dentre as soluções estão o adensamento gentil e amigável aos pedestres, o incentivo às fachadas ativas e o comércio no térreo, além de abolir com as obrigações de recuos laterais e frontais em zonas adensadas.
Para Irineu Guimarães, CEO da BLD, empresa apoiadora do Movimento Somos Cidade, o tempo de deslocamento de ida e volta de casa para o trabalho, deve ser cada vez mais considerado pelos operadores do mercado imobiliário no momento do desenho de seus projetos. “No urbanismo, escolhas com o tamanho da calçada, o tipo de piso, a densidade e onde vão ficar os usos dos empreendimentos, como moradia e lazer, tem um grande impacto na forma como as pessoas irão se relacionar com o espaço”, explica. O empresário ressalta ainda, que muitas dessas decisões são ditadas pela legislação, o que pode implicar limitações de tipologia e de utilização de espaços locais.
Clique no link para assistir o vídeo completo: