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Smart Corner quer levar a todo o país projeto inédito de tecnologia de mídia digital

Startup carioca pretende instalar em esquinas das maiores cidades do Brasil placas de vídeos com propaganda e oferta de serviços como wifi e GPS, além de utilização gratuita por prefeituras

 

O maior projeto de mídia Digital Out of Home (DOOH) do Brasil está em processo final de desenvolvimento para ser implementado nas maiores cidades brasileiras. Criado e gerenciado pela startup carioca Smart Corner, o projeto levará para ruas de todo o país um conjunto de placas publicitárias digitais que trará uma nova experiência para pedestres, prefeituras e anunciantes de qualquer porte. O projeto é totalmente integrado ao conceito de Smart City.

 

Segundo o CEO da Smart Corner, Gabriel Quaranta, a ideia do projeto surgiu anos atrás, quando percebeu que não existia nada igual no mundo. “Pesquisei em ruas da Alemanha, França, Índia, Estados Unidos, China e Japão, entre outros países, e não havia nada dentro do formato da Smart Corner”, lembra ele. “Ou seja, temos em mãos o ineditismo e a inovação global.”

 

O conceito foi incluído em julho de 2019 no Plano Nacional de País Inteligente e no Programa Nacional de Estratégias para Cidades Inteligentes. “O grande diferencial da Smart Corner foi o de procurar junto ao INPI, em 2017, a proteção das tecnologias relacionadas às placas digitais, por meio de depósito de pedidos de patente nacionais e internacionais, visto que, até então, soluções de tecnologias como essas não contemplavam as esquinas, que eram totalmente estáticas”, explica o executivo.

 

Com o parecer positivo emitido pelos órgãos competentes referente aos pedidos de patente e a expectativa da mesma ser aprovada até o fim deste ano pelo INPI, o projeto tem como objetivo, além de trazer uma nova experiência de interação com consumidores e fazer parte de sua jornada, oferecer serviços indispensáveis para o dia a dia de pedestres e governos. Entre eles, a possibilidade de conectividade por meio de wifi, ferramentas de IoT (Internet das Coisas), AI (Inteligência Artificial), GPS, integração com smartphones e sistema de segurança. Para isso, foi criado um aplicativo que integra consumidores e anunciantes.

 

“Será uma espécie de Uber da propaganda”, compara Quaranta. A analogia com o mais famoso app de transporte faz sentido, já que o modelo de negócios para pequenos anunciantes é baseado em sistemas parecidos com os de gerenciamento de propagandas em mídias sociais e sistema de tarifa determinado por slots e locais de veiculação com programática, em que um aplicativo denominado Smart Business atenderá os envios de propaganda e fará a tarifação de duas formas: Carteira de Créditos e Tarifa Dinâmica.

 

“Os clientes poderão enviar seus anúncios de até 1 minuto de duração para a Smart Corner, por meio do App ou site. Em seguida, o vídeo passa por um processo de qualificação e, caso esteja dentro das especificações técnicas, é programado nos locais e horários definidos pelo cliente”, explica o CEO.

 

Se para os anunciantes é uma vantagem estar próximo dos potenciais clientes, principalmente os milhares de pequenos negócios locais, para o poder público o sistema será um importante aliado para a governança, relacionamento com os cidadãos e arrecadação de impostos. “As prefeituras poderão usar os displays gratuitamente para compartilhar informações de interesse público, como campanhas de vacinação, segurança pública e informações turísticas/culturais”, explica Quaranta.

 

Todas as diretrizes foram pensadas para atender a cidade como um todo, desde segurança até tecnologias conectadas à healthcare. As cidades que adotarem o projeto já estarão seguindo os preceitos de smart city”, destaca o executivo.

 

O pedido de patente é válido em todo território nacional, podendo o projeto ser implementado em todas as cidades do Brasil. A Smart Corner está aberta a licenciar para toda e qualquer empresa interessada em fazer uso da sua propriedade intelectual.

 

Além do pedido de patente no INPI, a Smart Corner teve o pedido de patente com parecer positivo emitido pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), por meio de pedido internacional pautado pelo Tratado de Cooperação de Patentes (PCT).

 

“Com isso, a Smart Corner tem até 30 meses para decidir em quais países pertencentes ao Tratado irá proteger os seus ativos intangíveis. Antes desse prazo terminar, os potenciais mercados serão avaliados e a patente será devidamente depositada nas jurisdições de interesse de exploração dessas tecnologias”, diz o executivo da empresa.

 

Quaranta destaca que “assim como eu, toda e qualquer pessoa que tenha uma invenção com potencial de se tornar um pedido de patente, pode e deve entrar com seu pedido junto ao INPI”. Segundo ele, atualmente o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual tem feito um trabalho bastante contundente para estimular os inventores individuais e startups a realizarem pedidos de patentes após busca no banco de dados da plataforma.

 

“É uma iniciativa que admiro, porque no começo foi o próprio INPI que me auxiliou e me estimulou a realizar o pedido de patente. Acredito que esse trabalho do Instituto tem feito a diferença no mercado, principalmente para estimular a inovação no país” afirma o CEO.

 

A estimativa é que até 2030 o mercado de DOOH Mundial alcance a marca de U$ 21,35 bilhões, com crescimento 13,0% ao ano, segundo relatório da ResearchAndMarkets. A expectativa é que já em 2024 o Digital Out-of-Home passe a representar mais de 50% do faturamento em mídia OOH no Brasil, o investimento em mídia exterior no mercado publicitário brasileiro, em comparação com outros anos, subiu para 10,5%. Um mercado que cresce cada vez mais e que, agora, pode se orgulhar em ter uma invenção nacional como destaque.

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