Sistema de geração fotovoltaica é capaz de produzir energia em dias chuvosos e nublados
Adquirir um sistema gerador de energia fotovoltaica pode reduzir em até 95% o pagamento da conta de luz. No entanto, uma dúvida muito comum diz respeito à geração em dias chuvosos e nublados, onde a radiação solar é mais baixa.
“Assim como a geração de energia solar em período de chuva, em dias nublados também há uma baixa no seu funcionamento. Desta forma, a grande formação de nuvens torna a incidência solar nos painéis difusa, o que minimiza a produção de energia”, ressalta o o proprietário da Nordeste Solar, Rafael Barros. A queda varia de 10% a 20%.
Segundo ele, há painéis no mercado desenvolvidos para situações dese tipo, capazes de aproveitar a incidência solar mesmo com a difusão causada por nuvens.
“Com a geração de energia produzida pelo sol atrás das nuvens, torna-se mais fácil o aproveitamento regular, não só com a irradiação direta”, argumenta.
Duas outras alternativas: dispor de cálculos realizados pela empresa a fim de equilibrar as taxas para o maior desempenho dos painéis solares ou se valer de baterias solares, que armazenam a energia quando há falta de energia na rede em dias chuvosos ou nublados.
Rafael também ressalta que a chuva pode ser uma aliada dos painéis solares. “Ela ajuda na manutenção, pois retira a sujeira e outros elementos que possam prejudicar a operação”, finaliza o empresário.
*Nordeste Solar*
Com atuação em todo o Nordeste, a Nordeste Solar tem projetos nos Estados de Alagoas, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. Em seu portfólio, são mais de 500 projetos.
Em apenas um ano, a companhia registrou crescimento de 80% na venda de sistemas de geração de energia fotovoltaica.
Seu público-alvo são residências, comércios, indústrias e produtores rurais.