Simpress inaugura hub de logística em Fortaleza para agilizar atendimento na região
-
Novo espaço da empresa líder em outsourcing de equipamentos de TI (como notebooks, smartphones e impressoras) vai promover descentralização logística e, assim, agilizar entregas e trocas de dispositivos na região
-
Com o hub, cerca de 85% da demanda emergencial de peças e equipamentos será atendida localmente, com ainda mais agilidade e eficiência
-
Além de Fortaleza, Porto Alegre (RS) também passa a contar com hub da Simpress em 2025
A Simpress, empresa pioneira e líder em outsourcing de equipamentos de TI (como notebooks, smartphones e impressoras), inaugurou no último mês um hub logístico em Fortaleza. O objetivo da companhia é promover uma descentralização da operação e, assim, agilizar entregas e trocas de equipamentos na região. Com o novo espaço, cerca de 85% da demanda emergencial de peças e equipamentos será atendida localmente pela Simpress, com ainda mais agilidade e eficiência. Em Fortaleza fica também uma das 16 filiais da empresa no país.
A Simpress tem mais de 700 mil dispositivos alocados em companhias em todo o Brasil, entre elas Cobasi, Yamaha, Hermes Pardini, Dasa, Harald e Havan. Em muitos casos, os equipamentos da Simpress são usados em operações críticas, em que um dispositivo parado pode impactar nas vendas, no atendimento de pacientes ou na continuidade dos negócios. A empresa faz uma entrega de dispositivo a cada 12 segundos, o que totaliza cerca de 3 mil entregas por dia, 60 mil por mês e mais de 700 mil por ano, para clientes em todo o país. Quando são consideradas todas as movimentações (recebimento, envio, transferência e retirada), esse número sobe para 2,5 milhões por ano – entre novos equipamentos, insumos, peças para manutenção, etc.
Além de Fortaleza, Porto Alegre (RS) também passa a contar com hub da Simpress em 2025. Em 2023 e 2024 foram inaugurados espaços em Curitiba (PR), Itajaí (Santa Catarina), Serra (Espírito Santo) e Brasília (Distrito Federal). O projeto da empresa inclui a criação de 50 mini-hubs em capitais e cidades menores em que a Simpress tem operações importantes, viabilizando entregas em horas após o pedido. Por questões estratégicas, a empresa não revela as localizações dos mini-hubs. Com os novos espaços, a Simpress garante que os dispositivos – como notebooks, desktops, tablets, impressoras, smartphones e coletores de dados – estejam disponíveis mais rapidamente para um maior número de clientes em todo o país.
É um processo logístico extremamente eficiente, porém complexo, que até recentemente era feito pela Simpress a partir de seis centros de distribuição: dois em Osasco (SP), um em Itajaí (SC), um em Barueri (SP), um em Santana de Parnaíba (SP) e um em Serra (ES). Nos últimos anos, à medida que a empresa crescia de forma acelerada, multiplicando seu faturamento e o número de equipamentos alocados em seus clientes, a Simpress desenhou um projeto de descentralização da sua operação logística que ganha força com a inauguração dos hubs e mini-hubs.
“Algumas mudanças e transformações são inevitáveis e a adesão cada vez maior das empresas ao modelo de outsourcing de equipamento de TI é uma delas. Não faz sentido, inclusive financeiramente, para uma empresa, comprar um computador ou notebook e ter que cuidar dele ao longo do tempo. As vantagens do outsourcing são tantas que, a partir do momento que uma companhia começa, ela não volta atrás em relação a esse modelo. Estamos confiantes de que chegamos próximos de um momento de virada, em que o outsourcing de notebooks e smartphones vai se tornar dominante, assim como o de impressoras se tornou há mais de duas décadas no país, quando fomos pioneiros nesse modelo de negócio”, afirma Vittorio Danesi, CEO da Simpress. “Hoje, nosso churn já é baixíssimo – menos de 0,5% ao ano –, e oferecer uma solução completa e que gera uma grande aprovação por parte dos nossos clientes é uma satisfação para nós”.
Com mais de 2,8 mil clientes, inclusive 60 das 100 maiores companhias do país, a solução de outsourcing da Simpress vai além da locação: oferece gestão completa e entrega de dispositivos personalizados e prontos para uso, incluindo suporte contínuo e monitoramento para garantir o desempenho ideal dos equipamentos. Em casos de quebra ou furto, a reposição é rápida, minimizando impactos para o cliente. A empresa se destaca pelo atendimento em todo o Brasil, oferecendo um SLA agressivo e soluções avançadas de gestão. A Central de Monitoramento possibilita análises preditivas dos parques, enquanto a proteção de dados garante segurança às empresas em casos de roubo, furto ou perda de celulares e tablets. Além disso, há cobertura para danos acidentais, proteção garantida e reposição dos equipamentos. A segurança é sempre priorizada, assegurando uma gestão eficiente e a proteção integral do parque de dispositivos.
Atualmente a empresa atende às demandas de outsourcing de mais de 4,2 mil dos 5,5 mil municípios brasileiros, o que representa 75% das cidades e 95% da população do país. A Simpress utiliza diferentes modais de transporte – avião, navio, carro, moto e ônibus –, com frota própria (parte dela elétrica) e terceirizada, além de parceiros logísticos, para garantir entregas rápidas e eficientes e se adaptar às necessidades específicas de cada região. A implantação de hubs e mini-hubs ampliará essa cobertura, além de aumentar a capacidade de resposta da Simpress, minimizar o tempo de transporte e reduzir a emissão de carbono, alinhando-se às metas de sustentabilidade. A medida também reduz os custos de entrega, uma vez que economiza frete, já que os novos espaços estarão mais próximos dos clientes.
“A Simpress é atualmente a empresa de outsourcing de equipamentos de TI com maior capilaridade, apoiando operações em todas as regiões do Brasil, inclusive em locais remotos. Nossa operação logística é incomparável e um grande diferencial competitivo hoje dentro do segmento de outsourcing. Agora, com os hubs e mini-hubs, damos o próximo passo em termos de qualidade. Esse é um projeto transformador para a Simpress, com potencial de aprimorar ainda mais a experiência dos clientes com o outsourcing de TI”, afirma Carlos Pulici, vice-presidente de Operações da empresa. “A presença da Simpress em tantos municípios é suportada por uma logística robusta, apoiada por parceiros de transporte e tecnologias avançadas. Os hubs e mini-hubs nos ajudam a reforçar a capilaridade da Simpress pois a descentralização não só reduz o tempo de entrega como melhora a satisfação do cliente, que pode contar com um atendimento ainda mais próximo e ágil.”
A Simpress também implementa inteligência artificial no planejamento de estoques, assegurando que os hubs e mini-hubs estejam sempre preparados para atender a demanda local. A IA permite balancear estoques de forma automática, sem intervenção manual, otimizando a reposição e evitando excessos ou faltas.
Com hubs e mini-hubs estrategicamente posicionados pelo país, a Simpress não só transforma a sua logística como redefine o modelo de atendimento de ponta no setor. Essa nova estrutura é um movimento ousado, que coloca a empresa à frente das demandas de um mercado cada vez mais exigente, em que a rapidez de resposta é um grande diferencial. Para a Simpress, não basta entregar tecnologia – é preciso estar um passo à frente na logística e, mais ainda, na experiência do cliente.