Show musical e presença da governadora Izolda Cela coroam o encerramento da XIV Bienal Internacional do Livro neste domingo (20)

Último dia do evento traz ainda a cantora e compositora Karina Buhr e dos escritores Vanessa Passos (CE) e Joca Reiners Terron (MT). Governadora participa de caminhada pela Bienal antes da cerimônia de encerramento

 

E chegamos ao último fim de semana da XIV Bienal Internacional do Livro do Ceará – realizada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) e Instituto Dragão do Mar (IDM). Preparem-se, porque neste domingo (20) tem muita coisa a conferir na programação, montada no Pavilhão Leste do Centro de Eventos do Ceará. O destaque é o show de encerramento, às 20h30, na Arena A Herança que Seremos. Batizado “Bandu, o corre sustenta meu céu”, reúne nada menos que seis nomes de destaque na cena musical do Estado: perímetrourbano, Ma Dame, Emiciomar, Nandi, Mumutante e Bruno Ribeiro, além do artista visual Blecaute, que assina imagens da apresentação. Destaque também para a presença da governadora Izolda Cela, que fará uma visita aos corredores da Bienal no final da tarde e participará na sequência da solenidade de encerramento.

Sob direção artística do MC e compositor Nego Gallo, o show foi pensado de maneira a dialogar com a temática da 14ª Bienal, “De toda gente pra todo mundo”, no sentido de trazer à luz uma produção cultural frequentemente invisibilizada mas extremamente potente na cidade: aquela feita nas ruas, nas periferias, da música negra, do hip hop, do rap, das batalhas de rima e poesia.

“Bandu” é uma parceria com o Porto Dragão, que mantém, ao longo do ano, um calendário de residências e pocket shows voltados a artistas independentes do Estado – inclusive quase todos os nomes reunidos para a noite deste domingo já participaram dessas ações

Os trabalhos de encerramento começam ainda às 17h30, com a presença da governadora Izolda Cela, que inicia sua participação em uma caminhada pela Bienal. Na sequência, ela se junta a integrantes de comunidades indígenas do Estado para um ritual de toré, logo no espaço de entrada da Feira do Livro. Por fim, todos seguem rumo à Arena A Herança que Seremos, para as falas oficiais, entre elas a do Secretário da Cultura do Estado, Fabiano Piúba, seguidas do show. Será um momento de celebração e reflexão sobre esses dez dias intensos  de Bienal, em seu retorno ao formato presencial.

Mas o domingo na XIV Bienal do Livro começa bem antes da noite, com destaques ao longo de todo o dia. Às 9h, por exemplo, abrindo o turno da manhã, começa a mesa “As narrativas de resistência  na literatura das mulheres indígenas do Nordeste brasileiro”, com Eva Potiguara, Telma Tremembé e Yakecan Potiguara. Às 14h, a Arena BECE promete ficar lotada para receber a cantora, compositora, percussionista, poeta e atriz Karina Buhr, que chega para lançar seu livro “Mainá”, em conversa com o público seguida de sessão de autógrafos. Idealizado como uma peça de teatro, “Mainá” (Todavia) virou prosa e traz a história da personagem-título, uma menina ao mesmo tempo antiga e futurista, que nasceu junto às rezadeiras e a uma santinha com sobrancelhas douradas. Faladeira e vidente, Mainá traz ao leitor sua própria trajetória, múltipla como a da autora que lhe criou.

Tem lançamento também na Praça Cordel, onde às 16h o público poderá conhecer os cordéis dedicados a nomes fundamentais para a cultura no Estado: “O imenso Gilmar de Carvalho”, “A história de Arievaldo Vianna” e “Belchior, o artista e seu tempo”, todos de Dideus Sales (CE). Já no Salão Natércia Campos, às 17h, o lançamento é da escritora Argentina Castro e seu “Bomba D`água Coração”.

Às 18h acontece a roda de conversa que encerra a programação de mesas assinadas pela curadoria da Bienal “Entre a ficção e o realismo: diversidade e narrativas literárias na contemporaneidade”, com Vanessa Passos (CE) e Joca Reiners Terron (MT). Sem esquecer a Feira do Livro, que deverá estar com descontos ainda mais atrativos neste último dia!

Para saber mais da programação da Bienal Internacional do Livro Ceará, basta acessar AQUI (programação sujeita a alterações).

Em sua 14ª edição, a Bienal Internacional do Livro do Ceará acontece de 11 a 20 de novembro de 2022 no Centro de Eventos do Ceará. Apresentada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura (IDM), o evento acontece em parceria com a Secretaria de  Educação do Ceará (Seduc), Secretaria de Turismo do Ceará (Setur), Secretaria de Ciência, Tecnologia  e Educação Superior do Ceará (Secitece), Programa Mais Infância, Universidade Estadual do Ceará, Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, a Câmara Cearense de Livro e o Sindilivros CE. O apoio é da RPS Eventos, Sesc Senac, Banco do Nordeste Cultural, Universidade de Fortaleza, Unilab, Universitária FM, TV Ceará, Jornal O Povo/Vida e Arte, Fundação Demócrito Rocha, Pixels Educação Tecnológica, Instituto Juventude Inovação, Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura de Fortaleza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar