Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

Setor do audiovisual se reinventa durante a pandemia

As normas de prevenção ao coronavírus alteraram a rotina de milhares de profissionais ao redor do Brasil

 

Por conta da pandemia do coronavírus, alguns setores, como o audiovisual, ficaram parados por meses. Em especial, os profissionais que trabalham com produção de conteúdo – fotos e vídeos – em eventos e festivais, já que esses ambientes envolvem muita aglomeração e todos foram cancelados, sem novas datas para acontecer.

“Algumas coisas mudaram, claro, já que toda a parte dos eventos está pausada. Apesar de sempre termos trabalhado nessa área e sermos reconhecidos por isso, nosso dia a dia nos sets sempre existiu, já que também fazemos campanhas para muitas marcas. Nos sets, a rotina de cuidados para preservar a saúde de todos os profissionais acabou alterando toda a maneira de trabalhar que conhecíamos e precisamos nos reinventar”, explica Francisco Costa um dos sócios do coletivo de produtores de conteúdo I Hate Flash.

Em meados de junho, saiu o Protocolo de Segurança das Produções Audiovisuais. A OnCare foi a empresa de saúde e segurança do trabalho homologada pela Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO) para colocar em prática as diretrizes protocolares. Desde o início dessas regras, segundo a OnCare, foram realizadas 500 diárias de filmagem, acompanhadas por mais de 70 pessoas e foram realizados mais de 25 mil testes.

“Nos preparamos muito para essa nova realidade. Os cuidados têm que começar desde o momento em que os profissionais são escalados até voltarem para suas casas no final do trabalho”, explica coordenadora de produção do IHF, Carol Caddeo. Um dos primeiros passos é realizar os testes de COVID em toda a equipe. Apenas depois da divulgação dos resultados negativos que o trabalho tem sequência. Se alguma das pessoas envolvidas tiver testado positivo, outros profissionais são chamados e o mesmo processo é feito.

De acordo com as normas estabelecidas pelo Protocolo de Segurança é necessário ter sempre alguém fiscalizando o cumprimento dos protocolos nos sets e a limpeza com produtos específicos é fundamental durante toda diária. As regras de distanciamento também valem nesses casos. Ficam na “área de risco” apenas quem precisa estar ali, todos os outros profissionais permanecem em suas bases. Até na hora da alimentação as aglomerações são evitadas.

É importante lembrar que, mesmo com a chegada da vacina, vai levar um tempo até que as normas sejam flexibilizadas dentro dos sets. “As pessoas entre 17 e 30 anos serão as últimas a ser vacinadas. A conscientização que tivemos nos últimos meses precisa continuar. O protocolo faz com que o mercado continue caminhando de forma segura e eficaz”, detalhou o médico Ricardo Pacheco, da OnCare Saúde, durante um painel virtual no festival Whext 2020, referência no setor publicitário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.