Sete segmentos do franchising para investir no Nordeste

Setor de franquias cresceu 7% em faturamento no primeiro trimestre; dados mostram alta também na região

A região Nordeste teve faturamento de R$ 5,9 bi no setor de franquias. Os dados, do terceiro trimestre do ano passado, são da Associação Brasileira de Franchising (ABF), e demonstram o potencial de consumo na região. De acordo com dados de Geofusion, em 2017, o Nordeste é a segunda região em potencial de consumo do país, atrás apenas do Sudeste.

Com esse cenário, vários segmentos do franchising estão dispostos a expandir suas marcas para a região, tanto nas capitais como no interior. Só em 2018, segundo a ABF, mais de 14 mil unidades foram abertas por na região.

Em âmbito nacional, o setor de franquias cresceu 7% em faturamento no primeiro semestre em relação ao ano passado. Além disso, a abertura de redes voltou a crescer e a projeção de criação de empregos está em torno de 5%, ante uma taxa de desempregos de 12,7% no período, segundo o IBGE.

Para Fabiana Hamada, sócia da Goakira Consultoria, especializada em franquias, os estados do Nordeste ainda são pouco explorados pelas marcas. “O número de shoppings tem crescido exponencialmente. Há estudos em que a projeção do nordeste em quatro anos ultrapassará a região Sul em quantidade de shopping centers”, destaca.

Veja abaixo os sete setores em destaque e marcas como opção para empreender.

 

Alimentação (faturamento de R$ 10,8 bilhões, o primeiro na lista dos segmentos).

Dom Sebastião

Criado na cidade de Cuiabá em 2007 pelo empresário Paulo Vitor, a Dom Sebastião é uma rede de restaurante e pizzaria focada na alta qualidade gastronômica. Tendo como carro chefe suas pizzas de ingredientes e sabores refinados, a empresa entrou para o franchising em 2017 e oferece três modelos de negócio.

Com opções de quiosque, lojas de shopping e rua, uma unidade Dom Sebastião pode oferecer, além das pizzas, pratos quentes para almoço e sobremesas. Atualmente em seis unidades, sendo cinco em Cuiabá e uma em São Paulo, a rede calcula a abertura de mais cinco lojas no próximo ano.

Com modelos de loja para shopping e para rua, o investimento para o shopping é de 270 mil. Com faturamento de 100 mil em média, a lucratividade fica em 11%. O prazo para retorno do investimento é de 24 meses.

Temaki Fry

A Temaki Fry é uma rede de franquias de culinária japonesa. Com 11 unidades em operação espalhadas por São Paulo, Goiânia e Rio de Janeiro, o negócio oferece um mix de produtos variado para os clientes. São mais de 30 tipos de temaki, dos clássicos de salmão, atum ou peixe branco, aos mais elaborados, com polvo, hot roll e amêndoas.

A franquia faturou, em 2018, cerca de R$ 12 milhões. O valor de investimento inicial é de R$ 250 mil, e um prazo médio de retorno entre 24 e 36 meses. O lucro da unidade varia entre 12% e 15%.

Casa e Construção (O segmento foi o que mais cresceu no primeiro trimestre de 2019, com alta de 12,9%).

Urban Arts

Desde maio de 2009 em operação, a Urban Arts é uma galeria de arte diferente que oferece trabalhos de mais de quatro mil artistas independentes do Brasil e do mundo e mais de 70 mil artes, todas autorais, exclusivas e com tiragem limitada. Após dois anos de existência online, teve sua primeira galeria física inaugurada em 2011 na rua Oscar Freire, em São Paulo, e hoje conta com duas galerias próprias e mais 22 franqueadas por todo o país. Até o final do ano, a empresa pretende inaugurar mais dois pontos.

Limpeza e Conservação (O segmento teve alta de 4,4% no primeiro trimestre).

Restaura Jeans

Franquia de limpeza e conservação de vestuário, com 220 unidades no Brasil, em dois modelos de negócio diferentes. Desenvolve programas de sustentabilidade em várias frentes. Toda água usada no procedimento é tratada, decantada e limpa. É membro da Afras, com o objetivo de monitorar a emissão de gases que provocam o efeito estufa e compensam por meio do plantio de espécies nativas. Rede integra o Grupo Restaura, que detém outras duas marcas: Minha Lavanderia e DNA Natural.

Para ser um franqueado da Restaura Jeans, o interessado investe a partir de R$ 100 mil, já com taxa de franquia de R$ 29.900. Com prazo de retorno estimado em 24 meses e lucratividade de 25%.

 

Moda (Cresceu 7,8% no primeiro trimestre, acima do ritmo de crescimento do franchising).

Atitude

Fundada em São Paulo, a Atitude é uma rede de franquias que comercializa óculos solar das marcas Atitude Eyewear, Speedo Eyewear e Bulget Occhiali. Atualmente conta com mais de 40 unidades abertas, a marca concentra boa parte das suas ações de marketing no período do verão, quando suas unidades chegam a faturar 45% a mais. Além disso, a empresa ainda registra aumento nas vendas em dias de calor independentemente da época do ano.

O investimento inicial é de R$ 120 mil, com prazo de retorno de 18 meses em média. O faturamento de uma unidade fica em torno de 45 mil, com lucratividade de 16%.

Liz Lingerie

Desde 2012 no segmento de franchising, a Liz Soluções & Conforto, conhecida como Liz Lingerie, é uma rede de franquias de peças íntimas focada no conforto e solução da mulher. O negócio é o braço de varejo da CRM Indústria, fábrica que produz sutiãs e calcinhas desde 1989 e exporta para mais de 25 países.

A marca possui um único modelo de negócio destinado a shopping center com investimento de R$ 397 mil, que inclui taxa de franquia, capital de giro e adequação de espaço. Atualmente, a rede possui 32 unidades abertas em 14 estados brasileiros e uma loja em Santiago, capital do Chile.

Com retorno entre 24 e 36 meses, o investimento inicial é de R$ 397 mil. O faturamento é de R$ 100 mil reais, com lucratividade entre 12% e 18%.

 Serviços Educacionais (Serviços Educacionais tiveram alta de 8,1% no primeiro trimestre).

Top English

Fundada em 1997, em Maceió, capital do Alagoas, a Top English é uma rede de franquias de escolas de inglês que se notabilizou por uma metodologia de ensino diferenciada. Ao invés do aluno ir até a escola, os professores vão até a residência do aluno, adaptando-se à rotina e disponibilidade de horário. Além disso, os alunos praticam a conversação do início ao fim. A empresa entrou para o franchising em 2011, e atualmente possui 39 unidades.

O investimento inicial para uma franquia da Top English é de R$ 35 mil, a previsão média de retorno é de 18 meses e o faturamento médio é de R$ 20 mil.

Serviços e Outros Negócios (Com alta de 9,6%, o segmento foi um dos que mais cresceu nos três primeiros meses do ano).

Ceofood

Lançada em março de 2018, a Ceofood é uma franquia de aplicativo de entrega gastronômico focada em periferias e cidades do interior. Na prática, o franqueado deve prospectar restaurantes para pagarem mensalidades em troca de serem inclusos no aplicativo. O lucro vem dos valores mensalmente pagos pelos restaurantes. Com modelos exclusivamente em home based, a franquia é ideal  para aqueles que buscam uma maior versatilidade de horários e qualidade de vida.

São 105 unidades em operação atualmente. O valor de investimento parte de R$7.990 com tempo de retorno previsto para dez meses.

Consulting Now

A Consulting Now estabeleceu como foco de expansão as cidades com mais de 200 mil habitantes. A franquia de Consultoria e Gestão Empresarial foi criada pela InterMaster, marca que está no mercado há 25 anos e já colaborou para o desempenho positivo de mais de 200 empresas, dos segmentos de indústria, comércio e serviço.

A consultoria atua na implantação de procedimentos que levam a melhor lucratividade, aumento de vendas, redução de custos, dentre outras ações.

No mercado de franchising desde 2017, a rede tem 10 unidades em operação, nos estados de São Paulo e Rio Grande do Norte. Para ser um franqueado, o interessado deve desembolsar a partir de R$ 49 mil (investimento inicial). Com faturamento médio, mensal, de R$ 45 mil, o prazo de retorno é estimado em oito meses.

Nutrimais

A Nutrimais é a primeira e maior rede de franquias de agronegócios na área de saúde animal. Fundada em 2012, a empresa conta com 300 franqueados em diversas regiões do Brasil. A rede comercializa alimentos para diferentes tipos de animais rurais, como bovinos, equinos, ovinos, caprinos, suínos e aves. Enriquecidos com probióticos, prebióticos e com fontes de proteína e energia, esses produtos contribuem para o equilíbrio do metabolismo do rebanho, promovendo um melhor aproveitamento dos nutrientes.

Suas unidades possuem valor de investimento inicial de R$ 35 mil, e incluso uma tonelada de produto para iniciar o negócio. O prazo médio de retorno é a partir de seis meses e cada unidade possui um faturamento médio de R$ 20 mil.

Ótris

Criada em 2010 pelo administrador Caio Katayama, a Ótris Soluções Financeiras é uma empresa que se notabiliza por recuperar valores devidos por inadimplentes para pequenos e médios negócios. Desde a sua criação, a rede já recuperou mais de R$ 4 milhões.

Como modelo de baixo investimento, a marca disponibiliza a nanofranquia, com valor de investimento inicial é de R$ 10 mil e a previsão média para o retorno é de 4 meses.

Taki

Uma franquia de aplicativo de compras por delivery, com foco em pequenos negócios como: mercados, farmácias, padarias. Fundada em 2017 no interior de Minas Gerais, a rede possui 11 unidades e já atua em 5 cidades.

O investimento inicial é de R$ 59.828, já incluso capital de giro e taxa de franquia. O faturamento é de R$ 25 mil, com prazo de retorno de 12 meses.

UPVET

A UPVET é uma rede de farmácia de manipulação veterinária que trabalha como produtos alopáticos, homeopáticos, florais e uma linha exclusiva de shampoos, perfumes e difusores. No franchising desde 2010, a rede, que nasceu em Maringá, no Paraná, possui 18 unidades espalhas pelo país. O Estado de Minas Gerais é um dos focos de expansão da empresa, que conta com uma unidade na cidade de Belo Horizonte.

Interessados em aderir ao negócio investem a partir de R$180 mil com tempo de retorno desde investimento estipulado em 18 meses e um faturamento médio a partir de R$40 mil ao mês.

Vazoli

A Vazoli nasceu em setembro de 2008, na cidade de Severínia/SP, atuando no ramo de empréstimos consignados e seguros em geral. A rede entrou para o mercado de franquias em 2011, recebeu por cinco anos consecutivos o selo de excelência pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A franquia movimentou mais de R$400 milhões em 2018. Com mais de 90 cidades espalhadas por 20 estados brasileiros, a empresa tem como meta fechar o ano de 2019 com mais de 120 unidades.

O investimento inicial varia entre R$ 50 mil e R$ 70 mil, dependendo do tamanho da cidade. O prazo de retorno é de 8 a 15 meses, com lucro médio na casa de 12%.

Saúde, Beleza e Bem Estar (O segmento foi o segundo que mais faturou no primeiro trimestre, com R$ 7,6 bi).

GOU

Fundada em 2010, a GOU Odonto é uma rede de franquia odontológica que possui atualmente mais de 110 clínicas em funcionamento no país. Os serviços oferecidos vão desde tratamentos ortodônticos até estéticos, inclusive clareamentos com resultados em até três sessões, focados para as classes C e D.

Com faturamento de R$ 50 milhões em 2017, o negócio planeja abrir 20 franquias até o final de 2019 e aposta na conversão de bandeira para expandir para outras regiões do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar