Sergio J Matos participa do projeto Rota das Emoções em parceria com o Sebrae Piauí com o projeto Emoção na Mão
O designer Sergio J Matos foi convidado pelo Sebrae Piauí, para desenvolver uma coleção com sete comunidades do Estado e suas diversas tipologias através da coleção Emoção Na Mão, que faz parte do projeto Rota das Emoções. Este é um projeto do SEBRAE com a premissa de impulsionar o turismo, estimular a economia, o lazer e a cultura. Ele representa a movimentação de uma grande cadeia produtiva gerando emprego, renda e negócios. O evento de lançamento acontece no dia 25 de novembro, na loja Brasil Original, em Teresina, Piauí.
Com diferentes matérias-primas que dão a singularidade a cada trabalho, o encontro entre designer e artesão se deu na inovação de produtos já existentes e também na criação de novas peças, utilizando materiais como cerâmica, folhagem, bordado, couro, renda de bilro e fibra.
A inspiração maior dos artistas para o trabalho é, sem dúvida, o Delta do rio Parnaíba, cujo encontro com o oceano Atlântico forma um arquipélago com cerca de 70 ilhas que possuem fauna e flora exuberantes, além mangues e dunas que se misturam compondo um dos lugares mais lindos do país.
“Meu trabalho com os artesãos tem a única e exclusiva finalidade de combinar a minha vivência como designer com o melhor do trabalho feito à mão, além de exaltar a essência de cada cultura, técnicas e materiais.” diz Sergio.
Conheça o trabalho desenvolvido por Sergio e os artesãos:
- GRUPO DO CHIQUINHO (cerâmica) – Neste grupo foram desenvolvidos vários produtos como luminárias de teto, vasos e fruteiras com a argila. O conceito dessas peças veio do Delta do Parnaíba, e ganharam as formas e alto relevo aplicado dos lagos presentes na geografia do estado.
- ASSOCIAÇÃO CAMPAL (folhagem)- Para esta associação foram desenvolvidos três produtos inspirados na folhagem da Carnaúba, palmeira endêmica da região Nordeste e encontrada em abundância no litoral do Piauí. Da própria Carnaúba as artesãs tiram a folhagem, colocam para secar ao sol e depois transformam a matéria-prima em fios que podem ser trançados de infinitas maneiras. Desse trançado surgem uma variedade imensa de peças.
- Pedra do Sol (bordado) – A associação Pedra do Sal, teve como tema conceitual a revoada dos Guarás, um dos fenômenos mais fantásticos do Delta do Parnaíba. Estas aves encantam todos por sua plumagem avermelhada, que tem origem na alimentação dos pássaros por uma espécie de caranguejo que vivem nos mangues. A Região do Delta do Parnaíba reúne a maior concentração de Guarás de todo território brasileiro. Este espetáculo pode ser apreciado toda tarde quando os pássaros retornam para seus dormitórios, uma ilhota no meio da água sem acesso terrestre, que os protegem de predadores e outras ameaças enquanto dormem.
- PEIXOTO (Couro) – O Delta do Parnaíba, também foi referência para este trabalho em conjunto. O artesão que trabalha com retalhos de couro reaproveitados, criou bolsas com variações de tonalidade que remetemas paradisíacas dunas piauiense.
- RENDA DE BILRO – Este trabalho teve inspiração na fauna local do Delta do Parnaíba. Jogos americanos foram criados com a renda de bilro destacando os Guarás e as tartarugas de-pentes espécies nativas da região. A renda de bilros é produzida pelo cruzamento sucessivo ou entremeado de fios, executado sobre o pique e com a ajuda de alfinetes e dos bilros.
- Artesã EDNA (Produtos de Fibra) – Junto com a artesã Edna, foram desenvolvidos três produtos de fibra: uma luminária, fruteira e um jogo americano, todos inspirados no Delta do Parnaíba.
- CERRATI (Produtos em fibra) – As mulheres desta associação criaram diferentes cestos e balaios com a palha de carnaúba. A fibra considerada pelas comunidades como a “árvore da vida” por suas propriedades variadas.