Segurança: especialista dá dicas para proteger dados de ataques cibernéticos
No mundo digital, onde cada vez mais armazenamos informações pessoais e confidenciais online, a cibersegurança se torna um tema crucial. De acordo com o coordenador do curso de Análise de Sistemas do Centro Universitário Fametro (Unifametro), Kleber Carrhá, observa-se um aumento nos ataques cibernéticos nos últimos anos.
O coordenador destaca que os primeiros passos para garantir a segurança cibernética são: criar senhas fortes e exclusivas, utilizando combinações complexas de letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos, além de instalar softwares de rastreamento nos dispositivos, facilitando a recuperação em caso de perda ou roubo.
A atualização do sistema operacional e a instalação de um antivírus em notebooks e computadores que armazenam documentos e fotos contribuem para a detecção e remoção de malwares. O professor também ressalta a importância de se ter cautela ao realizar transações bancárias ou acessar sites confidenciais em redes Wi-Fi públicas. “Nessas situações, recomenda-se a utilização de uma Rede Privada Virtual (VPN) para criptografar o tráfego online em redes públicas”, pontua.
“Ressaltamos a relevância de buscar conhecimento sobre o tema. Diversos recursos online e cursos podem auxiliar na imersão em cibersegurança e na tomada de decisões mais conscientes para a proteção no mundo digital”, finaliza o coordenador.