Sâmia Farias é candidata a defensora pública geral do Ceará para o próximo biênio

A defensora pública Sâmia Farias, que exerce a profissão há quase 15 anos e há um ano e meio vem atuando como subdefensora, lançou, nesta sexta-feira (11/08), sua candidatura à defensora pública geral do Ceará para o biênio 2024-2025. A eleição que definirá a lista tríplice a ser encaminhada ao governador Elmano de Freitas está prevista para acontecer na primeira quinzena de outubro e o colégio eleitoral é formado por 341 defensores. O mandato da atual defensora geral, Elizabeth Chagas, encerra-se em dezembro deste ano.

Sâmia Farias é cearense, formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Ciências Criminais. Seu primeiro concurso e opção foi pela Defensoria por querer contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. Em 2008, iniciou sua trajetória dentro da instituição, atuando nas comarcas de Trairi, Cascavel, Aquiraz e, posteriormente, em Fortaleza. Na capital, trabalhou em defensorias criminais, de família, fazenda pública e núcleos especializados da moradia e do idoso. Atualmente, é titular na 8ª Defensoria do Núcleo de Atendimento e Petição Inicial e na Unidade Móvel.

Ao lado das defensoras gerais Mariana Lobo e Beth Chagas, vem contribuindo com as gestões nos últimos mandatos, tendo exercido as funções de Secretária Executiva, Assessora de Desenvolvimento Institucional e Supervisora do Núcleo de Estágio da Defensoria. No cargo de subdefensora geral, trabalha pela consolidação da autonomia e pelo avanço da Instituição.

Sâmia Farias atuou na Associação dos Defensores e Defensoras Públicas do Estado do Ceará (Adepec) por dois mandatos, como secretária e diretora de eventos. Nesse período, destaca-se o seu trabalho em prol da valorização dos defensores e da Instituição, além da articulação política.

Sâmia Farias já anunciou o nome do defensor público Leandro Bessa para atuar ao seu lado na gestão como subdefensor, caso seja escolhida pelos colegas.

Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará e mestre e doutor pela Universidade de Fortaleza, Leandro Bessa é o candidato a subdefensor geral. Ingressou na Defensoria no concurso de 2003, atuou na 3ª Defensoria do Júri, no Instituto Penal Feminino e na 2ª Defensoria de Delitos de Tráfico. Em 2017, titularizou-se na 3ª Defensoria de Execução Penal.

Sâmia Farias e Leandro Bessa estão buscando os defensores e defensoras para se apresentar, expor suas ideias e propostas. Entre elas a expansão, a interiorização e a promoção de uma Defensoria com isonomia plena, com mais defensores, colaboradores e melhor estrutura. “Eu abracei a Defensoria em minha vida como uma razão de viver, como nos disse o ministro Ayres Brito. Acredito em nossa missão na sociedade e no potencial de acesso à justiça para milhões de brasileiros e brasileiras. Para isso, precisamos ampliar ainda mais a nossa atuação para que possamos prestar um serviço de qualidade ao assistido, motivo maior de nossa existência”, destaca Sâmia Farias. “Quero trabalhar por uma Defensoria cada vez mais forte, mais atuante, mais valorizada e mais reconhecida”, complementa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar