Rolé por Fortaleza celebra o aniversário da cidade por meio da história

Passeio cultural revela segredos históricos por trás da memória coletiva no aniversário de 298 anos da cidade

13 de abril em Fortaleza–CE

O Rolé Brasil, movimento dedicado à promoção de encontros e compartilhamento de histórias, anuncia seu passeio cultural com destino a Fortaleza. Programado para o dia 13 de abril, os rolezeiros são conduzidos por um itinerário que revela narrativas urbanas e a memória coletiva de Fortaleza através de seus espaços históricos, justamente no dia em que a cidade cearense celebra 298 anos.

“Essa é uma oportunidade de aprender sobre a história da cidade enquanto se caminha por ela. Cada prédio, cada rua, cada monumento conta história e no Rolé buscamos apresentar as narrativas que formam a memória da cidade de forma a valorizar a identidade e cultura”, comenta Isabel Seixas, idealizadora do Rolé Brasil.

Celebrar o aniversário da cidade por meio de sua história e seus patrimônios é também um movimento de resgate da autoestima do morador, que num geral, caminha pelas ruas sem se conectar ou mesmo questionar que histórias estão sendo ditas ali, por meio do nome das praças, edifícios ou monumentos construídos. Por isso, o roteiro proposto convida à reflexão a partir de olhares coloniais e uma abordagem irreverente, garantindo um sábado de lazer e aprendizado no centro histórico da cidade.

A pesquisadora Marize Oliveira Guarani destaca a importância de, mesmo em uma data celebrativa, não esquecer a origem indígena que existe em todo o território nacional: “É importante que lembremos dos povos originários em qualquer evento que façamos, romper com a invisibilidade e silenciamento sobre os povos indígenas é fortalecer a matriz do povo brasileiro, que carrega dentro de si parte dessa cultura ancestral.

O roteiro – Rolé Fortaleza

O roteiro, comandado pela equipe de pesquisadores do Rolé, explora monumentos, praças e edifícios que testemunharam a evolução de Fortaleza ao longo dos séculos. Com ponto de encontro no Passeio Público de Fortaleza, logo passaremos pela Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, marco histórico da ocupação ainda nos tempos coloniais, que transportará os participantes para os primórdios da cidade, quando a região ainda era habitada apenas por indígenas.

O roteiro continua e a Praça da Sé, a Catedral Metropolitana de Fortaleza, a Praça dos Leões com a estátua de General Tibúrcio, a Igreja da Nossa Senhora do Rosário e a Academia Cearense de Letras revelam-se como pontos de convergência de narrativas ricas em cultura, tradição e literatura.

O passeio chega à Praça do Ferreira inserindo os rolezeiros na movimentada vida urbana, enquanto o Cine Theatro São Luís e a Estação das Artes os transportam para o universo da expressão artística. A Pinacoteca do Ceará expõe a riqueza das manifestações visuais que fazem parte da identidade regional. O Centro de Turismo e o Museu da Indústria proporcionam uma imersão nas transformações econômicas e industriais que moldaram Fortaleza ao longo do tempo.

O Rolé é um passeio gratuito, aberto ao público e livre de inscrições e conta com o patrocínio da White Martins. Para participar, é só encontrar o grupo no ponto de encontro, no Coreto do Passeio Público, às 9h. O passeio tem cerca de 2 horas e meia de duração.

Serviço 

Gratuito

Rolé Carioca em Fortaleza

Horário: 9h

Data: 13 de abril de 2024

Local: Coreto do Passeio Público

Endereço: Acesso pela rua Dr. João Moreira e Barão do Rio Branco

Patrocínio: White Martins

Mais sobre o Rolé 

Nascido no Rio de Janeiro, o Rolé já chegou a mais de 10 cidades, sendo um projeto cultural que pesquisa, cataloga e difunde conteúdo sobre o patrimônio histórico e cultural dos territórios que visita.

Com mais de 55 mil seguidores nas redes sociais, o Rolé tem a missão de formar um acervo multiplataforma sobre a história, cultura e memória da cidade, com ações que o apresentam em diferentes formatos, tais como passeios guiados por mais de 650 roteiros, banco de dados com mais de 500 pontos mapeados, canal de vídeos, site, jogo, aplicativo, etc.

O projeto considera as dimensões sociais, culturais e naturais para construir plataformas práticas de difusão da memória da cidade: uma memória social, histórica e afetiva. Por sua metodologia e resultados, o Rolé foi um dos vencedores de 2019 do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, concedido pelo IPHAN às iniciativas de preservação e difusão do patrimônio histórico e cultural.

Instagram:

https://www.instagram.com/rolecarioca/

Sobre o estúdio M’Baraká (UM-BA-RA-KÁ) 

Criado há 17 anos por Isabel Seixas e Diogo Rezende, o estúdio M’Baraká desenvolve projetos múltiplos com profissionais de diversos segmentos e se destaca por sua metodologia, que envolve criação, pesquisa, planejamento estratégico e direção de arte. Desde 2013, a economista Larissa Victorio faz parte da sociedade. Os projetos do grupo são únicos, focados na criação de experiências relevantes, que geram conhecimento e valor para seus públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar