Resposta à Covid-19: entrega de lavatórios de mãos é concluída no Ceará

Iniciativa do UNICEF, em parceria com a AVSI Brasil abrange 39 cidades de 3 estados: Pernambuco, Ceará e Bahia, impactando 300 escolas e 69 unidades básicas de saúde (UBS)

 

O estado do Ceará foi o primeiro a receber todos os 29 lavatórios de mãos previstos no projeto “Resposta à Covid-19 no semiárido nordestino”, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), realizada em parceria com a AVSI Brasil e que abrange 39 cidades nos estados de Pernambuco, Ceará e Bahia, impactando um total de 300 escolas e 69 unidades básicas de saúde. Os 29 lavatórios foram distribuídos entre as cidades: Cascavel (11), Paraipaba (2), Trairi (7), General Sampaio (1), Canindé (6), Itatira (1), Salitre (1). A entrega e a instalação das estações de lavagem de mãos são fundamentais para garantir que as escolas sem água e saneamento possam ter condições de reabrir e voltar a receber meninas e meninos para aulas presenciais, o que é fundamental após tanto tempo de escolas fechadas.

Para a gerente de projeto da AVSI Brasil no Ceará, Maria Clara Boia, as estações de lavagem de mãos dentro das escolas são um importante equipamento para incentivar as crianças no cumprimento dos protocolos estabelecidos e compreender o papel individual que exercem para proteger a si, colegas e familiares. “É na escola que meninos e meninas adquirem capacidade para compreensão do mundo e o projeto contribui para a volta do estreitamento aluno/escola.”

Uma das escolas que recebeu lavatórios foi o Complexo Escolar do Centro Gerencial Perímetro Irrigado Curu, em Paraipaba. Segundo a diretora pedagógica Willieyda Oliveira do Nascimento, a comunidade escolar ficou muito grata pela doação. “Em nome da comunidade escolar, agradeço e faço apelo por mais campanhas de apoio às escolas. Ressalto aqui que a maioria dos nossos alunos são provenientes de comunidades vulneráveis e contam basicamente com ações da escola para o conhecimento sobre higiene básica para a sobrevivência”, garante ela.

Além dos lavatórios, o projeto inclui a doação de kits de higiene e equipamentos de proteção individual, entrega de materiais informativos e a capacitação de profissionais, familiares e adolescentes. Segundo Dennis Larsen, coordenador do UNICEF para o semiárido, a instituição tem buscado contribuir para a redução da transmissão do coronavírus e para a adaptação e continuidade segura dos serviços essenciais para meninas e meninos. “Estar junto das gestões municipais, das equipes técnicas e das famílias, entender as realidades e contribuir para uma reabertura segura de escolas e a continuidade de outros serviços é muito importante para reduzir o impacto na vida de crianças e adolescentes”, garante.

O Projeto

O UNICEF e a AVSI Brasil iniciaram, em maio, um trabalho nos estados de Pernambuco, Bahia e Ceará para apoiar a gestão municipal na continuidade dos serviços essenciais às crianças e adolescentes nas áreas de saúde e educação, com foco especial em garantir um retorno seguro às escolas. Até setembro, o projeto alcançará 300 escolas e 69 unidades básicas de saúde (UBS) de 39 municípios desses estados, incluindo as capitais e cidades da região do Semiárido, com ações de informação, capacitação e engajamento de autoridades, profissionais de saúde e educação, pais, alunos e lideranças sociais. Serão distribuídos também kits de higiene e saúde (incluindo, em algumas cidades, lavadores de mãos) e materiais educativos.

O retorno seguro às aulas presenciais envolve um processo de mobilização e conscientização coletiva, em que as escolas devem se preparar, os profissionais de saúde e educação precisam ser treinados, e pais, alunos e comunidade precisam receber orientação adequada para que se sintam seguros.

SERVIÇO

Mais informações sobre o projeto: https://www.avsibrasil.org.br/projeto/resposta-a-covid-19-no-semiarido-estrategia-safe/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar