Com a transferência de volumes imensos de dados a latências ultra baixas, as tecnologias sem fio 5G devem revolucionar o mercado, viabilizando novas aplicações para consumidores e clientes corporativos. Mas, para que isso se torne realidade, as redes exigem sistemas de gestão de dados mais avançados. Hoje, a 5G Americas anunciou a divulgação do relatório Gestão, Orquestração & Automação, apresentando os grandes desafios nessa área e as soluções propostas para o desenvolvimento e operação de redes 5G que englobam todas as suas funções.
Chris Pearson, Presidente da 5G Americas, observou que “As novas capacidades da tecnologia 5G e as novas tecnologias com computação Edge e em Nuvem devem produzir volumes incríveis de dados. Com a construção de novas redes, as operadoras precisam da capacidade de implementar novos recursos para a análise, gestão e organização dessas informações e desenvolvimento de novos serviços e aplicações”.
O setor de telecomunicações recentemente passou por uma rápida transformação digital que introduziu conceitos nativos da tecnologia de nuvem, como a divisão do plano de controle e do usuário, Redes Definidas por Software (SDNs), virtualização de aplicações e redes e, agora, a automação. Ao mesmo tempo, a 5G de latência ultra baixa, bancos de dados inteligentes, análises, e sistemas de Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML) estão criando oportunidades para agilizar tarefas manuais que normalmente consomem muito tempo.
Demonstrando as capacidades dos sistemas de Gestão, Orquestração & Automação (Management, Orchestration & Automation – MANO), o relatório da 5G apresenta:
- Uma visão geral do sistema 5G e os desafios para o Sistema de Suporte Operacional (Operations Support System – OSS)
- Soluções OSS mais avançadas que já foram propostas para a gestão, orquestração e automação de redes 5G.
- Análises das novas tecnologias chave que suportam as redes 5G e os desafios para Gestão e Administração de Operações (Operations Administration and Management – OAM) que devem enfrentar
- Um resumo dos avanços mais recentes da Third Generation Partnership Project (3GPP) em 5G OAM
De acordo com um relatório de 2018 produzido pela TM Forum, até 72% do crescimento de receitas 5G dependem da transformação de sistemas de suporte operacional e empresarial (OSS/BSS). No setor corporativo, os benefícios empresariais da 5G dependem do desenvolvimento de capacidades automatizadas e integradas de gestão e operação de redes.
Ehud Riesenberg, Diretor de Gestão de Produtos da Cisco, e um dos líderes do projeto, disse: “A IA e a Machine Learning podem revolucionar a garantia de qualidade do serviço, reduzindo prazos e agilizando processos empresariais e operacionais. É aqui que sistemas de orquestração e gestão (MANO) bem estruturados serão fundamentais para a operação das redes 5G”.
O relatório da 5G Americas também identifica a necessidade de construir redes com sistemas distribuídos e operando em tempo real para garantir a disponibilidade de serviço, usando a tecnologia de fatiamento de redes para oferecer latência reduzida e ultraconfiável ou capacidades avançadas de banda larga móvel, nos termos dos acordos de nível de serviço.
Riza Hassan, Arquiteto de Soluções e Planejamento & Estratégia OSS da Sprint e um dos líderes do projeto, disse: “As tecnologias de rede 5G devem produzir muitas informações administrativas que precisamos registrar e processar para viabilizar novos casos de uso da 5G. As capacidades OSS continuarão evoluindo para atender a esses novos requisitos”.
O relatório está disponível gratuitamente no site da 5G Americas. Um post no blog escrito por Chris Pearson e slides de apresentação também estão disponíveis no site da 5G Americas.
Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas
A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades das tecnologias sem fio LTE e sua evolução até a 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada na cidade de Bellevue, Washington. Para saber mais, visite www.5gamericas.org ou siga-nos no Twitter @5GAmericas.
Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: AT&T, Cable & Wireless, Ciena, Cisco, CommScope, Ericsson, Intel, Kathrein, Mavenir, Nokia, Qualcomm Incorporated, Samsung, Shaw Communications Inc., Sprint, T-Mobile US, Inc., Telefónica e WOM.