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REDE TURISMO RURAL CONSCIENTE

Uma rede com sede de acolher bem! Consciência, acolhimento, experiências e produtos responsáveis

SEGUNDA CARTA ABERTA DO TURISMO RURAL CONSCIENTE

QUEM SOMOS:

Em março de 2020, foi criada a Rede de Turismo Rural Consciente (TRC). Trata-se de ambiente inovador, estratégico e democrático do turismo rural brasileiro, onde todos podem exercer sua cidadania, estreitar laços de solidariedade, ampliar relacionamentos, exercitar a troca de conhecimento, abraçar objetivos comuns e preparar uma retomada mais forte em função da Pandemia da COVID-19. Foco: a consecução dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) e Agenda 2030. No dia 14 de maio de 2021, a Rede TRC lançou sua Primeira Carta Aberta do Turismo Rural Brasileiro. Com o firme propósito de melhor compreender os impactos diretos e indiretos da pandemia (declarada em 11 de março pela OMS), e debater políticas públicas voltadas para preservar a viabilidade do Turismo Rural, que, por sua própria natureza, deve ser atividade sustentável, regenerativa, ambientalmente responsável, economicamente viável e socialmente justa, a Rede TRC prospera e protagoniza a geração de negócios, trabalho, renda, desenvolvimento, esperança e alegria de viver.

De Norte ao Sul do Brasil, com atuação direta ou indireta no mercado de viagens e turismo, reunimos cerca de 120 empreendedores e prestadores de serviços de valor agregado, alinhados aos propósitos e ao modelo inovador de organização e atuação no mercado, sem prescindir da tecnologia nem perder a ruralidade.

QUAIS SÃO AS NOSSAS BASES E VALORES:

Incentivamos uma maior valorização dos saberes e fazeres tradicionais; defesa do turismo rural de base comunitária; defesa dos territórios dos povos originários e tradicionais, bem como das comunidades rurais de entorno das Unidades de Conservação e as propriedades rurais, independentemente de seu porte ou região, que fortalecem uma produção consciente e regenerativa. Apoiamos a conquista da segurança jurídica e tributária necessária para o efetivo fomento da atividade, no âmbito da produção rural e para o avanço dos negócios do turismo no campo. Temos claros os valores que nos norteiam: consciência do que somos e queremos, sustentabilidade para preservar e continuar os negócios, responsabilidade por nossas ações, crescimento com cooperação e colaboração, integração e criatividade na oferta, busca constante da inovação e da profissionalização, mas sem perder a ruralidade que nos une e fortalece.

O QUE DEFENDEMOS E DESEJAMOS ALCANÇAR:

• A real e efetiva conectividade do campo – sem acesso e uso corrente de uma internet de qualidade, o campo ficará sempre alijado e impedido de oferecer e alcançar todo seu potencial.

• Políticas públicas efetivas de inclusão e parcerias – elas devem nascer e prosperar onde estão os negócios de Turismo Rural, na municipalidade, instância de poder próxima que deve inspirar e promover o arcabouço legal de acesso, compreensão e funcionamento dos negócios rurais.

.• Alinhamentos efetivos com os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 (ONU), o que permitirá alcançar e potencializar ações em prol de um empreendedorismo consciente e com responsabilidade social e em prol do ambiente.

Unimos, estabelecemos forças e favorecemos sinergias entre os atores participantes do Turismo Rural. Por isso, a Rede TRC permanece aberta à participação de todos os interessados em compartilhar boas práticas e destacar exemplo de destinos e empreendimentos que adotam os valores do TRC, prestam serviços adequados para atender as novas necessidades, correspondem aos desejos e superam as expectativas dos turistas.

Atenciosamente,

REDE TURISMO RURAL CONSCIENTE

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