Projeto sugere a capacitação de profissionais da educação para identificar diagnóstico de TDAH

Foi aprovado na Assembleia Legislativa do Ceará o Projeto de Indicação, de autoria do deputado Queiroz Filho (PDT), que estimula a capacitação dos profissionais da rede estadual de ensino para a identificação e cuidado das crianças que possam ser acometidas com Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

“Com a capacitação periódica de professores, coordenadores, diretores e demais profissionais da educação através de uma equipe multidisciplinar, que inclui psicólogos, pediatras, neurologistas, fonoaudiólogos, entre outros, facilitaria a identificação do diagnóstico de TDAH a partir da observação de sintomas como hiperatividade e impulsividade, que podem ser observados antes dos três anos de idade”, explica Queiroz Filho.

Segundo o parlamentar, o profissional ao saber lidar com o aluno diagnosticado com o transtorno, ele teria um papel mais significativo na sua educação. “O Programa de Diagnóstico, Esclarecimento, Tratamento e Acompanhamento do TDAH, sem dúvidas, possibilitaria um atendimento mais especializado, intervenções comportamentais mais humanizadas que podem levar melhorias tanto no desempenho escolar, quanto na vida social e familiar do estudante”.

Por se tratar de um Projeto de Indicação, ele funciona como sugestão ao Poder Executivo. Caso queira aderir, cabe ao Governo do Estado reenviar a mensagem à Assembleia Legislativa do Ceará em forma de Projeto de Lei.

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