Projeto Sertões, parceira Ceará-França, discutirá inteligência territorial no Nordeste
Fruto de parceria Ceará-França, foi lançado, na manhã desta terça-feira, 23, o projeto “Sertões”. A ação representa um acordo entre a Fundação de Meteorologia e Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Funceme), a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e o Centro Francês de Pesquisa Agrícola para o Desenvolvimento (Cirad), e busca reduzir os impactos ambientais do desenvolvimento rural desenvolvendo atividades econômicas com baixo teor de carbono no Nordeste.
A parceria tem duração de três anos. A assinatura do acordo segue-se à assinatura de setembro de 2020 de um memorando de entendimento entre a AFD e a Funceme para a implementação de um programa de apoio à elaboração de trajetórias de desenvolvimento resilientes e com baixo teor de carbono na região Nordeste do Brasil.
O Cirad e a Funceme estarão responsáveis da gestão técnica e científica do programa, com o apoio financeiro da AFD por meio do “Facilité 2050”. O Ceará sedia o primeiro estudo financiado pela plataforma no País. Será investido 950 mil euros (cerca de R$ 6.250,00 milhões) em pesquisas na área.
“O projeto se torna um imperativo para o desenvolvimento sustentável da agricultura no Ceará. Quando nós pensamos em agricultura, devemos pensar em outros pontos que interferem nessa dinâmica. O que inviabiliza, muitas vezes, a pesquisa é a falta de tecnologia. Quando nós pensamos em processo temos que analisar a água, a terra e o território. Quando celebramos esse acordo, estamos fechando uma parceria”, disse Diassis Diniz, titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).
O projeto prevê capacitação de agentes das instituições de água do Ceará, a Funceme, a Funcap e Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) sobre os temas de transição agroecológica, gestão / facilitação de mecanismos de consulta e informação territorial. “Esse programa torna vantajoso e atrativo para o pesquisador desenvolver no Estado perspectivas de pesquisa relacionados aos nossos problemas. Eu destaco como algo extremamente importante essa parceria”, argumenta Tarcísio Pequeno, presidente da Fundação cearense de apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).
Acordo de Paris
“Tenho prazer em compartilhar com vocês o lançamento do projeto Sertões. E isso deve muito à cooperação França-Brasil, especialmente o Ceará. O Cirad e o AFD procuraram selar esse acordo pautado na confiança. Esse projeto é super importante por tem muito a ver com o Acordo de Paris”, explicou o presidente do Cirad. Michel Eddi. A ferramenta apoia cerca de 30 países na construção de trajetórias de desenvolvimento resilientes e de baixo carbono, compatíveis com os objetivos do Acordo de Paris, destaca o site do Governo do Estado.
A assinatura online contou com a presença do presidente da Fundação de Meteorologia e Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Funceme), Eduardo Martins, o secretário de Recursos Hídricos do Ceará, Francisco Teixeira, o secretário da Agricultura, Francisco Diniz, o presidente da Funcap, Tarcisio Pequeno, o diretor adjunto da AFD no Brasil e países do Cone Sul, Lamine Sow, o presidente do Cirad, Michel Eddi, e o diretor regional do CIRAD no Brasil .