Projeto Futebol Pela Igualdade promove o segundo torneio de futebol feminino

“Mulheres que se Movem” na Areninha do José Walter

 O torneio é realizado pelo Instituto Esporte Mais por meio do projeto Futebol Pela Igualdade e tem o intuito de promover um ambiente seguro e inclusivo para a prática do futebol feminino

O evento acontece no dia 11 de dezembro, de 15h às 18h30, na Areninha do José Walter e conta com três partidas que acontecem entre três equipes compostas por alunas do projeto Futebol Pela Igualdade contra três equipes externas.

O torneio “Mulheres que se Movem” é uma das poucas ações de visibilidade para o futebol feminino na cidade de Fortaleza, tendo em vista que a maioria das ações na prática esportiva são voltadas para homens. “Promover competições esportivas para mulheres representa garantir direitos. Pois são diversos os equipamentos públicos em Fortaleza que ofertam a prática de futebol, porém mais de 80% do tempo de uso desses espaços é destinado aos homens. Quando as mulheres ocupam os campos, as areninhas e as quadras elas mandam uma mensagem à sociedade, que diz: nós existimos e queremos praticar esporte em igualdade, queremos nossos direitos em igualdade, queremos respeito em igualdade”, destacou Jessyca Rodrigues, coordenadora do Instituto Esporte Mais, idealizadora e diretora executiva do Projeto Futebol Pela Igualdade.

“O Torneio “Mulheres que se Movem”, motiva as meninas e mulheres a se moverem em busca dos seus direitos e da redução das desigualdades de gênero.  É essa mensagem que queremos deixar: é possível construir um mundo mais justo e equânime e nós, do Instituto Esporte Mais, estamos fazendo isso com o projeto Futebol pela Igualdade “, completou a coordenadora.

O projeto Futebol Pela Igualdade é o principal programa de mudança social do Instituto Esporte Mais e é voltado para meninas e mulheres que desejam se desenvolver dentro do futebol. O projeto teve início em 2015 no bairro José Walter, e após conseguir  financiamento da ENEL por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ceará em agosto de 2021, passou a acontecer também na Unifor e ampliou o número de vagas. No total, já foram atendidas mais de 960 meninas e mulheres e atualmente, o programa conta com a participação de 100 alunas, que se dividem em treinos no Campo Society da Unifor e na Areninha do José Walter.

A metodologia do projeto Futebol Pela Igualdade envolve o ensino de habilidades esportivas, socioemocionais e profissionais. Entre os resultados e impactos observados, destacam-se: aumento de autoestima e autoconfiança das participantes, incremento na renda individual, aumento dos anos de educação, construção de projetos de vida e aumento na oferta de esporte e atividade física para meninas e mulheres da cidade de Fortaleza.

Instituto Esporte Mais

O Instituto Esporte Mais é referência no Empoderamento de Meninas e Mulheres através do Esporte e participa de importantes redes nacionais como: ONU Mulheres, Rede Meninas e Igualdade de Gênero, Rede Esporte pela Mudança Social, Rede Treino Social e Coalizão de Impacto Coletivo pelas meninas e mulheres no esporte, sendo uma importante instituição que contribui para a redução das desigualdades de gênero.

SERVIÇO:

2º Torneio “Mulheres que se movem”

Local: Areninha do José Walter (R. 69, 191 – Pref. José Walter, Fortaleza – CE)

Horário: 15h às 18h30

Instagram: @futebolpelaigualdade e @institutoesportemais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar