Projeto Futebol Pela Igualdade desenvolve a liderança de mulheres jovens e incentiva o protagonismo juvenil

O Projeto, que é uma iniciativa da ONG Instituto Esporte Mais, obteve sete participantes selecionadas para o Programa Liderança Jovem

Além de oferecer um espaço exclusivo para a prática de futebol para meninas e mulheres, faz parte dos objetivos do Projeto Futebol pela Igualdade, a formação de meninas líderes. Tendo como referência metodológica o programa: Uma Vitória Leva à Outra da ONU Mulheres e do Comitê Olímpico Internacional, o projeto é baseado em dois pilares – acesso à prática esportiva e desenvolvimento de habilidades para a vida, o que fez resultar na seleção de sete jovens participantes do Projeto Futebol Pela Igualdade no Programa Liderança Jovem, promovido pela Secretaria Municipal da Juventude de Fortaleza.

“Um dos objetivos do Futebol Pela Igualdade é trabalhar a liderança das meninas e mulheres e quando saiu o edital, a nossa Diretora Jessyca Rodrigues nos apresentou e me incentivou muito a participar. Acreditei e consegui, hoje sou uma das selecionadas. Quero compartilhar experiências e ter vivências incríveis onde quero aproveitar tudo ao máximo.” conta Janaida Brito, ex-aluna e atual estagiária de educação física do Projeto Futebol Pela Igualdade que foi selecionada para o Liderança Jovem.

O Projeto Liderança Jovem possui o intuito de promover um intercâmbio de oito semanas nas cidades de Campo Grande, Manaus, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo e para isso, selecionou 100 jovens entre 18 e 29 anos, que possuem histórico de atuação em projetos sociais comunitários. Após o período, as jovens deverão desenvolver uma intervenção social em suas comunidades, envolvendo as atividades desenvolvidas no Projeto Liderança Jovem e a experiência adquirida durante o intercâmbio.

As jovens integrantes do Projeto Futebol Pela Igualdade que foram selecionadas para o Liderança Jovem, são: Ana Rosa de Castro, Andreza Rodrigues Luciano, Giovanna de Castro Abreu, Janaida Mara Silva de Brito, Marcela Freitas de Sousa, Rafaella Kelly Bezerra Lima, Raissa Barros de Araújo. Sendo Ana Rosa e Janaida Brito ex-alunas e atuais estagiárias de Educação Física do Projeto; Andrezza e Giovanna alunas do núcleo José Walter; Rafaella, Raissa e Marcela alunas no núcleo Unifor.

O Projeto Futebol Pela Igualdade possui financiamento da ENEL por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ceará e acontece, gratuitamente, no Campo Society da Unifor e na Areninha do José Walter, em Fortaleza. O projeto tem atraído mais investidores e pretende implementar mais dois núcleos em 2022, sendo um deles no Centro de Formação Olímpica, além de ampliar mais 100 vagas para meninas e mulheres de 10 a 29 anos.

Instituto Esporte Mais

O Instituto Esporte Mais é referência no Empoderamento de Meninas e Mulheres através do Esporte e participa de importantes redes nacionais como: ONU Mulheres, Rede Meninas e Igualdade de Gênero, Rede Esporte pela Mudança Social, Rede Treino Social e Coalizão de Impacto Coletivo pelas meninas e mulheres no esporte, sendo uma importante instituição que contribui para a redução das desigualdades de gênero.

Instagram: @futebolpelaigualdade e @institutoesportemais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar