Projeto cultural premia professores da rede municipal de ensino e homenageia a contadora de histórias Bia Bedran

O projeto “Catadores de Histórias: Contadores de Sonhos” é uma ação cultural que estimula a leitura e a contação de histórias apoiada pela lei estadual de incentivo à cultura

“Catadores de Histórias:Contadores de Sonhos” é uma ação cultural realizada este ano em escolas municipais de Cascavel, Fortaleza e Pacatuba pela Hokma com o apoio institucional da Secretaria Estadual da Cultura, por meio do XII Edital Mecenas do Ceará. O Concurso Cultural  premia o melhor professor contador de histórias entre os municípios participantes e realiza homenagem à atriz, cantora, educadora musical e contadora de histórias Bia Bedran na terça,14 de dezembro, a partir de 13h30min, no Teatro Dragão do Mar. No dia seguinte,  a homenageada palestra no evento “Diálogos Literários”, a ser realizado no mesmo local, a partir das 14h do dia 15 de dezembro com entrada franca.

Esta é sexta edição do projeto que tem como objetivo  estimular a leitura e a contação de histórias entre os alunos da rede pública e capacitar professores da rede municipal de ensino.

O projeto teve início no ano de 2012 e beneficia, por edição, aproximadamente 1500 crianças.

SOBRE AS ETAPAS DO PROJETO

A ação cultural ocorre em etapas e acontece desde maio. 

-Capacitação com oficina de noções básicas sobre contação de histórias. A oficina  foi ministrada pela proponente do projeto Roberta Henriques e pela contadora de histórias Rebeka Lúcio com o intuito de capacitar professores e coordenadores na arte da contação de histórias com técnicas teatrais e lúdicas.

-Exibição do vídeo da peça “Tuka no mundo da Leitura” e visita de personagem lúdico nas escolas participantes para a entrega de baú com acervo de 150 livros com títulos variados da literatura infantil e infanto-juvenil.

-Realização da “Agenda da Leitura e da Contação” – etapa em que os alunos escolhiam as histórias e contavam para as suas turmas. Durante essa etapa foram escolhidas a história do dia e a história da turma. Posteriormente, a história da turma foi apropriada pelos professores para participarem das fases seguintes do concurso. Nesta edição, devido a pandemia, as atividades foram realizadas pelos professores presencialmente e remotamente com as turmas.

– Realização do “Dia da Contação” – Quartas de Final – seletiva interna na escola em que foram escolhidos, por meio de uma comissão julgadora, o(a) melhor professor(a) contador(a) de histórias de cada escola.

– Realização da Semifinal – seletiva em cada município, onde foram escolhidos os dois melhores professores contadores de histórias que representam seus municípios na Grande Final do Concurso Cultural.

– Grande Final do Concurso Cultural que acontece  no Teatro Dragão do Mar em Fortaleza no dia 14 de dezembro para a escolha dos três melhores professores contadores de histórias de 2021.

 – Realização da ação “Diálogos Literários” que ocorre no dia 15 de dezembro no Teatro Dragão do Mar. O evento conta com a participação da homenageada Bia Bedran, contadora de histórias conhecida e renomada nacionalmente.

SOBRE A INICIATIVA

A 6ª Edição do Projeto “Catadores de Histórias: Contadores de Sonhos” é uma realização da Hokma – Treinamento, Arte e Cultura Ltda, idealizado pela produtora cultural Roberta Henriques, com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), por meio do XII Edital Mecenas. Apoiam também a iniciativa a Enel e Secretaria Municipal da Educação (SME) de Cascavel, Fortaleza e Pacatuba.

https://www.facebook.com/catadoresdehistoriascontadoresdesonhos/

SOBRE A VISITA ÀS ESCOLAS

Em setembro, foi realizada visita presencial às dezoito escolas participantes do projeto para exibição do vídeo-peça “Tuka no Mundo da Leitura”, em que uma princesa recebe ligação dos personagens encantados que estão tristes porque as crianças não estão mais lendo as histórias dos livros. O elenco da peça teatral tem atuação de Rebeka Lúcio, Eri Passos e Iole Gondim, que realizaram visitas lúdicas após a exibição do vídeo para a entrega de um baú com 150 livros que foram doados ao acervo escolar.
Imagem incorporada

                                                                   

SOBRE AS ESCOLAS PARTICIPANTES

Este ano, o projeto acontece com professores e estudantes das turmas de 2º e 3º anos do Ensino Fundamental de dezoito unidades da Rede de Ensino Municipal, sendo seis escolas de Cascavel, sete escolas de Fortaleza e cinco escolas de Pacatuba. As escolas foram selecionadas de acordo com critérios estabelecidos pelo projeto em articulação logística/pedagógica com as equipes técnicas dos Distritos de Educação, coordenadores pedagógicos e professores.

Escolas participantes em Cascavel:

Escolinha Abraço Fraterno;

E.M. Fábio Coutinho;

C.E.M. Maria Éster da Costa Silva;

Felipe José da Silva;

Líbia Ribeiro;

Professor Dário Carlos Batista;

Escolas participantes em Fortaleza:

EM Jáder de Figueiredo Correia;

ETI Doutora Francisca Canito de Assis da Frota;

EM Professor Monteiro de Moraes;

EM Lenira Jurema Magalhães;

EM Raimundo de Moura Matos;

EM Herbert de Souza;

EM José Barros de Alencar.

Escolas participantes em Pacatuba:

Maria de Sá Roriz;

Walney do Carmo Lopes;

Jardim Bom Retiro;

Pedro de Sá;

Gélia da Silva Correia.

Professoras finalistas:

Professora: Mayara Sampaio Santos – História: A Cinderela – Escolinha Abraço Fraterno-Cascavel-Ceará

Luana Sousa Gondim – História: O mágico de Oz– C.E.M. Maria Estér da Costa Silva-Cascavel-Ceará

Professora: Emília Paula Sales de Freitas – História: O sapateiro e os duendes – Escola: E.M. Professor Monteiro de Moraes-Fortaleza-Ceará

Professora: Leiliane Maria Ramos Nunes – História: João e o pé de feijão – Escola: E.M.T.I Doutora Francisca de Assis Canito da Frota-Fortaleza-Ceará

Professora: Meriane Avelino Freire de Cavalho – História: A fantasia – Escola: Pedro de Sá Roriz-Pacatuba-Ceará

Professora: Francisca Joelma da Silva Castro – História: A princesa e a ervilha – Escola: Jardim Bom Retiro-Pacatuba-Ceará

SOBRE A HOMENAGEADA

Bia Bedran é cantora, compositora, atriz, contadora de histórias e escritora. Nasceu em Niterói, RJ, em 1955 e é mestre pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em Estudos Contemporâneos das Artes, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), graduada em Musicoterapia e Educação Artística.

No início de sua carreira, entre 1974 e 1979, trabalhou como atriz em companhias teatrais de grandes artistas como Dina Sfat e Paulo José, Buza Ferraz, Cecil Thirré e Grande Otelo, em montagens históricas como “A Mandrágora”, de Maquiavel; “Seis personagens à procura de um autor”, de Pirandello; “Cabaré Valentim”, de Karl Valentim; “Vivaldino criado de dois patrões”, de Goldoni; “O Fado e a Sina de Mateus e Catirina”, de Benjamim Santos. Entre 1973 e 1983, integrou o Quintal Teatro Infantil, onde realizou trabalhos de atriz, cantora e diretora musical de todos os espetáculos infantis do grupo.

Nas décadas de 1980 e 1990 realizou trabalhos para a televisão, entre os quais os programas Canta-Conto, Baleia Verde e Lá vem História, na TV Cultura de São Paulo e na TV Educativa do Rio de Janeiro, hoje TV Brasil.

Ao longo de uma carreira dedicada às crianças e à arte, é autora de 14 livros infantis e gravou e produziu 10 CDs e 2 DVDs, sempre mesclando o canto e a narrativa.

Como pesquisadora, lançou o livro “A Arte de Cantar e Contar Histórias: Narrativas Orais e Processos Criativos”, resultado de sua dissertação de mestrado e considerado Altamente Recomendável pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) em 2013, na categoria teórico.

Dois de seus livros lançados pela Ed. Nova Fronteira intitulados “O Caraminguá” e “O Mundo dos Livros” (Prêmio Jabuti 2016) estão incluídos nos catálogos 2014 e 2016 da FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) para a Feira Internacional de Livros de Bolonha.

Bia Bedran viaja há mais de 20 anos por todo o Brasil para ministrar sua oficina de música e de formação de contadores de histórias para jovens e adultos, intitulada “A Arte de Cantar e Contar Histórias”.

Nos espetáculos musicais em que assina roteiro e direção, Bia contempla diversas técnicas e performances teatrais em que bonecos e adereços complementam sua arte muito singular de narrar, cantar e interpretar.

Recebeu diversos prêmios ligados à música e ao teatro ao longo de toda sua vida.

Em mais de 35 anos dedicados ao público infantil, Bia construiu uma carreira de sucesso, participando ativamente da infância de várias gerações, educando, permeando sonhos e estimulando a criatividade de crianças do Brasil inteiro.
Imagem incorporada

                                                           

SERVIÇO

Final do Concurso Cultural

14 de dezembro de 2021, a partir de 13h30min

Teatro Dragão do Mar

Para convidados

Diálogos Literários com Bia Bedran

15 de dezembro de 2021, às 14h

Teatro Dragão do Mar

Entrada franca, por ordem de chegada

FOTOS PARA USO DA IMPRENSA

https://drive.google.com/drive/folders/1Rn7r3jCNs2IXO0hbxW32e5Vvn43_xnkj?usp=sharing

PARA MAIS INFORMAÇÕES

catadoreshistorias@gmail.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Rebeka Lúcio – rebeka.lucio@yahoo.com.br

(85) 98775.8852 (whatsapp)

Imagem incorporada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar