Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Necessary cookies are required to enable the basic features of this site, such as providing secure log-in or adjusting your consent preferences. These cookies do not store any personally identifiable data.

Não há cookies para exibir.

Functional cookies help perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collecting feedback, and other third-party features.

Não há cookies para exibir.

Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics such as the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.

Não há cookies para exibir.

Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.

Não há cookies para exibir.

Advertisement cookies are used to provide visitors with customized advertisements based on the pages you visited previously and to analyze the effectiveness of the ad campaigns.

Não há cookies para exibir.

Projeto ALFA-EJA Brasil leva oportunidades inovadoras de alfabetização e educação para jovens, adultos e idosos em oito estados do Norte e Nordeste

Iniciativa do Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire, em parceria com a Petrobras, promoverá formações, oficinas e encontros em 15 municípios, para garantir o direito à educação de jovens, adultos e idosos (EJA)

Mais de 9,5 milhões de brasileiros acima de 15 anos ainda não sabem ler e escrever, segundo dados do Censo Escolar do Ministério da Educação. O Projeto ALFA-EJA Brasil acaba de chegar aos estados do Amapá, Amazonas, Pará, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe para contribuir na mudança dessa realidade, com o desafio de transformar vidas por meio da alfabetização e do fortalecimento da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA). Com uma metodologia inspirada nos princípios de Paulo Freire, a iniciativa promoverá assessoria, formações, oficinas e encontros para educadores, gestores educacionais, educandos e a comunidade local.

Realizado pelo Instituto de Educação e Direitos Humanos Paulo Freire, em parceria com a Petrobras, o projeto atuará, presencialmente, em Belém (PA), Fortaleza (CE), Oiapoque (AP), Carauari (AM), Conde (BA), Araçás (BA), São Francisco do Conde (BA), Caucaia (CE), Icapuí(CE), Cabo de Santo Agostinho (PE), Ipojuca (PE),  Porto do Mangue (RN), Alto do Rodrigues (RN), Brejo Grande (SE) e Santa Luzia do Itanhy (SE). Haverá também formações na modalidade a distância (EaD) em 77 cidades dessas regiões.

Os objetivos principais do Projeto ALFA-EJA Brasil são garantir o direito à educação, diminuir o analfabetismo e incentivar a continuidade dos estudos, fortalecendo a EJA como política pública essencial e ampliando oportunidades educacionais para aqueles que não tiveram acesso à escola na idade regular.

“O ALFA-EJA Brasil nasceu com o sonho de construir um país mais justo, garantindo o direito à educação para todas as pessoas. Com mais de 30 anos de experiência, o Instituto Paulo Freire já alfabetizou mais de 300 mil pessoas e formou cerca de 16 mil alfabetizadores. Agora nosso objetivo é ir além, fortalecendo a EJA como política pública. Queremos criar uma nova cultura da EJA no Brasil, valorizando a continuidade dos estudos como ferramenta essencial para a transformação social”, explica Moacir Gadotti,  diretor fundador do Instituto Paulo Freire, livre docente na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutor em Ciências da Educação na Universidade de Genebra (Suíça).

O que o ALFA-EJA Brasil fará nas cidades?
Ao longo dos próximos três anos, o projeto desenvolverá em cada município uma série de ações de formação junto a gestores, educadores, educandos e comunidade local, promovendo o fortalecimento da EJA e ampliando o acesso ao conhecimento. As principais iniciativas incluem:

  • Formação e assessoria para educadores e gestores da EJA, nas modalidades presencial e a distância, em 15 municípios do Norte e Nordeste.
  • Oficinas de leitura e escrita presenciais para educandos, incentivando o prazer pela leitura e a valorização da cultura local.
  • Curso online “Como Alfabetizar com Paulo Freire”, voltado para alfabetizadores, beneficiando participantes de 77 municípios do Norte e Nordeste.
  • Ampliação do acervo de materiais da EJA, com a produção e distribuição de cadernos de formação, vídeos e podcasts para formação de educadores e educandos.
  • Eventos e encontros ampliados entre educadores, educandos e lideranças locais, fortalecendo a identidade e a mobilização pela EJA.
  • Lives formativas educacionais, ampliando o debate sobre educação popular e metodologias para a alfabetização de jovens, adultos e idosos.
  • Criação do Centro de Referência da EJA (CREJA), um espaço voltado à memória e documentação da EJA e da Educação Popular, além de aumentar a formação nesse segmento.

Leitura do Mundo: a primeira fase do projeto

A primeira etapa do Projeto ALFA-EJA Brasil está sendo dedicada à Leitura do Mundo, uma fase inicial que visa  conhecer profundamente o contexto local. Durante o mês de abril, a equipe pedagógica do Instituto Paulo Freire, formada por educadores, pesquisadores, especialistas, mestres e doutores em educação, com larga experiência em EJA, realizará visitas locais para conhecer e estabelecer laços com a comunidade, os educadores, os gestores e os educandos, além de realizar diálogos e ações de escuta ativa com representantes da Secretaria Municipal de Educação e outros sujeitos sociais. O objetivo é entender as realidades e os desafios de cada região.

Essa fase é essencial para orientar as ações futuras do projeto, permitindo que as formações pedagógicas e demais atividades do projeto sejam planejadas de maneira mais assertiva e alinhadas às necessidades da população local. A partir desse trabalho, será possível garantir que o projeto tenha um impacto real na educação de pessoas jovens, adultas e idosas, fortalecendo a EJA como um processo efetivo de transformação social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.