Programa que promove educação e cultura beneficia 2 mil alunos em 2021
Diversas ações foram realizadas junto a 100 educadores de escolas públicas localizadas em 29 cidades de seis estados brasileiros
Com objetivo de conhecer e valorizar os patrimônios materiais e imateriais das localidades onde atua, a VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – promove desde 2016 o Programa Conexão Comunidade, em parceria com a Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Através dele são realizadas ações de educação e desenvolvimento comunitário em diversas cidades brasileiras. Em 2021, as atividades beneficiaram 2 mil estudantes e 100 professores da rede pública de ensino de 29 cidades de seis estados: Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Sergipe e São Paulo. Com o resultado, desde sua criação o Conexão Comunidade já beneficiou 92.500 pessoas.
O programa é dividido em dois eixos: educação patrimonial e mobilização. O viés patrimonial do Conexão Comunidade busca contribuir para a valorização e o reconhecimento de elementos vinculados à cultura tradicional e ao bem patrimonial, diminuindo ações de degradação e ampliando sua referência para bairros e cidades que fazem parte do projeto. Para isso, ele promove a capacitação de professores da rede pública de ensino sobre como desenvolver o tema patrimônio em sala de aula e possibilita aos alunos conhecerem e redescobrirem os locais onde moram e que formam parte de sua história como cidadãos.
A gerente-geral de Sustentabilidade da VLI, Francielle Pedrosa, frisa que o Conexão Comunidade reforça o compromisso da companhia de fortalecer as relações, gerando valor para a sociedade. “A VLI é parceira do desenvolvimento local por meio de iniciativas que aliam educação e cultura. O trabalho em prol da educação das comunidades seguirá para transformar a vida das pessoas”, afirma.
Ainda no ano passado, o programa realizou diversas ações Matozinhos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, por meio da Frente de Mobilização dos Agentes Culturais. Ao todo, 13 grupos culturais da cidade participaram de uma formação remota para mobilização de recursos por meio da escrita para editais públicos e privados de fomento à cultura. Além disso, materiais de comunicação foram produzidos para divulgar a importância de refletir, registrar e difundir a memória coletiva e os patrimônios da cidade, como os grupos de congado, de folia de reis, a capoeira e o samba de coco, entre outros.