Fundação Educar comemora 32 anos

No aniversário da organização, histórias especiais de alguns dos 5 milhões de jovens que participaram do projeto de protagonismo serão contadas

 

A Fundação Educar (www.fundacaoeducar.org.br), investimento social da Companhia DPaschoal que atua em prol da educação e cidadania, comemora 32 anos de muitas transformações nas comunidades e nas pessoas. Levando sempre em primeiro lugar o acontecimento dessas mudanças por meio da educação para a cidadania plural e protagonista para construção de uma sociedade melhor, mais justa, cidadã, democrática.

“Comemorar mais um ano de grandes conquistas é sem dúvida gratificante. A essência, daquilo que acreditamos, está na percepção do quanto a educação pode e deve transformar tudo: ela é a base, isso nunca vai mudar. Essa sempre vai ser a nossa grande causa porque além de formar cada indivíduo, a educação nos ajuda a conviver, exercer a cidadania, ser capazes de transformar a nossa vida, nossa comunidade, nosso país”, destaca Isabela Pascoal, diretora executiva da Educar.

Os eixos de atuação da Fundação estão organizados em “Educar Para Ler”, “Educar Para o Protagonismo”, “Educar para Empreender”, “SER Educar” e “Cooperar Com o Social”. O primeiro, contempla a produção e distribuição gratuita de livros infantojuvenis por todo o Brasil, em quase 20 anos o projeto Leia Comigo! já doou mais de 40 milhões de livros pelo Brasil. Os beneficiados são escolas públicas, bibliotecas e organizações sociais com projetos de incentivo à leitura, que trabalham temas diversos e atuais, usando os livros para atividades entre educadores e alunos. Ainda com foco no incentivo à leitura, o projeto Além do Encantamento realizou mais de 50 oficinas de capacitação em contação de histórias para cerca de 2.150 participantes.

O segundo eixo, “Educar Para o Protagonismo”, realiza a Formação de Educadores e a Academia Educar, formação de jovens de escolas públicas com foco no desenvolvimento do protagonismo juvenil e das competências socioemocionais. Tem registrado o atendimento de mais de 500 educadores da rede pública e de mais de 5.000 adolescentes participantes da Academia Educar. No caso do “Cooperar com o Social” a fundação coopera com iniciativas que visam o desenvolvimento do terceiro setor, de órgãos públicos, empresas, universidades e demais atores engajados na transformação social. Apoiou a criação do Todos Pela Educação e do GIFE (Grupo de Instituições, Fundações e Entidades), além de possuir parceiros como a Fundação FEAC (Federação de Entidades Assistenciais de Campinas), Instituto Padre Haroldo, APF, entre outros.

A Fundação Educar está há 32 anos olhando para o futuro, acreditando na educação, na leitura e no setor social para a construção de um Brasil melhor. Todas as iniciativas realizadas até hoje só foram possíveis graças a inúmeros parceiros, instituições, colaboradores, voluntários.

Para agradecer cada um que fez parte dessa história, a Fundação Educar vai lançar o livro “Que nem pipoca – histórias que transformam histórias”, com relatos de algumas das milhares de pessoas que fizeram parte do projeto com foco em educação, cidadania e protagonismo juvenil, a atual Academia Educar. Ao longo do mês de novembro, as redes sociais da Fundação Educar irão compartilhar trechos dessas histórias, e o livro digital será lançado em 30 de novembro, dia do aniversário. Trata-se de um registro especial de celebração e agradecimento, afinal: “Os incomodados que mudem o mundo!”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar