Professores cearenses ganham prêmio nacional de Educação

Fantasiados, educadores usaram van para levar conteúdo e acolhimento a alunos em meio à pandemia

 

Pelas ruas de Juazeiro do Norte, no Ceará, uma van adaptada levou, ao longo de vários meses, professores da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Carinho da Mamãe rumo às casas dos alunos que, por causa da pandemia, não podiam frequentar a escola. Fantasiados de personagens infantis, os educadores percorreram muitos quilômetros para levar às crianças da Educação Infantil não apenas os conteúdos que elas precisavam continuar aprendendo, mas também o acolhimento e o estímulo que tanto fazia falta a muitas delas no período de aulas remotas. O resultado foi tão expressivo que o projeto foi o vencedor do concurso nacional Professor que Conquista, promovido pela Conquista Solução Educacional com mais de 20 mil professores em todo o país.

Criado pelas professoras da Educação Infantil, o projeto “Carinho Móvel” foi um esforço conjunto e precisou da dedicação também dos pais e familiares. “Pegamos uma van e transformamos em uma sala de aula. Decoramos com personagens infantis, nos caracterizamos e, seguindo todas as medidas sanitárias, saímos pelas ruas levando conhecimento e alegria aos alunos”, explica uma das professoras responsáveis pela ideia, Paula Gracie Damasceno Rocha. O objetivo era possibilitar momentos de interação entre estudantes e educadoras, uma forma de amenizar os impactos emocionais causados pelas condições extraordinárias que precisaram ser enfrentadas durante a pandemia.

Autoestima, confiança e inclusão

De acordo com as idealizadoras do Carinho Móvel, mostrar aos pais e estudantes que eles eram capazes de acompanhar os conteúdos propostos e continuar aprendendo mesmo sem a presença diária dos professores foi particularmente difícil. Nesse sentido, o projeto entregou pequenas doses de esperança e grandes quantidades de apoio às famílias. “Um dos maiores desafios era fazer com que os pais entendessem que os alunos da Educação Infantil têm condições de assistir a aulas on-line e de participar de todos os momentos nesse formato”, conta Paula. Com as visitas, essa tarefa se tornou um pouco mais simples, porque as professoras podiam ajudar na realização das atividades e explicar aos pais vários aspectos pedagógicos.

O efeito veio não apenas no desempenho das crianças frente aos conteúdos formais, mas também na melhoria da autoestima e da autoconfiança. Além disso, saber que em poucos dias a van do projeto estaria mais uma vez estacionada tão pertinho de casa trouxe um estímulo a mais para essas famílias. “Depois das visitas, os alunos ficavam mais estimulados para estudar e participar das atividades propostas on-line, esperando por uma nova visita”, diz Paula.

Outra importante característica do Carinho Móvel foi manter e ampliar as iniciativas de inclusão que já faziam parte do cotidiano da escola. Estudantes com necessidades especiais, como os que têm deficiência auditiva, motora e intelectual, foram devidamente atendidos pelas profissionais, sempre com os mesmos cuidados e atenção que eles recebem regularmente no ambiente escolar.

Projeto foi guiado por diretrizes da Base Nacional Comum Curricular

Embora a forma de entregar os conteúdos seja lúdica, o projeto foi inteiramente desenvolvido tendo como fio condutor as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que precisam ser observadas por todas as escolas brasileiras. Ao menos seis dessas diretrizes foram diretamente incorporadas à prática. Entre elas, destaca-se a que faz referência à autoestima das crianças. “Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios” é uma proposta concreta da BNCC e esteve sempre nos caminhos percorridos pela van do Carinho Móvel. Outra importante trilha seguida pelas professoras foi a de “dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões”.

Créditos: Divulgação

Para Paula, todas as lições aprendidas ao longo dos meses de aulas remotas se tornaram muito mais valiosas devido ao projeto. “Os pais conseguiram ver o avanço dos alunos nas aulas e nas atividades práticas realizadas em casa. O retorno do Carinho Móvel sempre foi positivo, já que o carinho expresso nas visitas fez com que as famílias e as crianças tivessem uma nova visão sobre as aulas on-line”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar