PREPARAÇÃO PARA O ENEM: estudante do interior do Ceará conquista sonho de cursar teatro na UFC com a ajuda do projeto Prosseguir
Cursinho pré-vestibular gratuito promovido pelo Inec tem democratizado acesso ao ensino superior para jovens de comunidades urbanas e rurais periféricas e em situação de vulnerabilidade social
Considerado o maior vestibular do Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das principais portas de entradas para o ensino superior do País. Isso porque o resultado do exame é utilizado para o ingresso em diversas instituições de ensino superior, sejam públicas ou privadas. Em 2023, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela realização do exame em todo o território nacional, espera um aumento considerável no número de candidatos participantes. No último dia 17 de junho, o Ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que o Enem recebeu mais de 4,6 milhões de pré-inscrições. O número é o maior desde 2020. No ano passado, quando a quantidade de inscritos foi a segunda menor desde 2007, foram cerca de 1,2 milhão de inscritos a menos.
Apesar do aumento neste ano, os dados ainda são considerados preliminares, já que as inscrições só são confirmadas após o pagamento da taxa de R$85 – etapa necessária para a efetivação da inscrição daqueles que não garantiram a isenção. Após o fim do período para o pagamento da taxa, no dia 21 de junho, o INEP ainda não confirmou o número de inscrições confirmadas.
Enquanto as datas do exame, marcadas para os dias 5 e 12 de novembro, não chegam, muitos candidatos se preparam para conquistar a tão sonhada aprovação. No Ceará, um projeto promovido pelo Instituto Nordeste Cidadania (Inec) tem ajudado centenas de jovens nessa missão e democratizado o acesso ao ensino superior. O Prosseguir é um cursinho pré-vestibular que visa ampliar as chances de jovens e adultos de comunidades urbanas e rurais ingressarem nas universidades e no mercado de trabalho, contribuindo para a formação intelectual, profissional e humana.
A proposta pedagógica consiste em aulas presenciais com uma equipe de professores da própria região, construção de projeto de vida, aulas de campo e orientação profissional. O Prosseguir é realizado gratuitamente nos municípios de Maracanaú, Meruoca, Itapiúna, Jaguaretama, Milagres e Solonópole.
Davi Zahir, de 18 anos, que atualmente cursa o primeiro semestre da licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Ceará (UFC), avalia o Prosseguir como um grande divisor de águas na preparação para o Enem e na sua vida. Morador do distrito de São José de Solonópole, a mais de 270 quilômetros de distância de Fortaleza, ele considera que, no interior, as oportunidades – não só de trabalho, mas de estudos – são bem menores e acredita que a região foi agraciada com a chegada do Prosseguir.
Ele ficou sabendo do projeto quando ainda estava cursando o 3º ano do Ensino Médio numa escola estadual. A orientadora do Prosseguir no município de Solonópole passou pelo colégio de Davi anunciando as inscrições para o projeto e ele logo se interessou. Segundo Davi, na escola onde estudava, os conteúdos das aulas de algumas disciplinas deixavam a desejar e não eram o suficiente para que ele aprendesse – de fato – o que era exigido para garantir uma boa pontuação no Enem. Já no Prosseguir, ele conseguiu sanar suas dificuldades e acompanhar melhor os conteúdos.
“Minha experiência no Prosseguir foi muito boa. Eu consegui ter uma desenvoltura bem melhor nas disciplinas que eu tinha mais dificuldade na escola que estudava durante o ensino médio. Costumo falar que as únicas aulas de geografia que eu tive na vida em que consegui entender realmente alguma coisa foram no Prosseguir, com a professora Moema. Isso fez toda a diferença no Enem”, conta o universitário.
Após oito meses de preparação no Projeto, já na primeira tentativa, Davi conseguiu a tão almejada aprovação, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A confirmação aconteceu em março deste ano e o jovem mudou-se para Fortaleza para iniciar o curso. Aprovado em 2º lugar no curso de licenciatura em Teatro pela UFC, Davi foi o primeiro da sua família a ingressar numa universidade. Ele acredita que, além da preparação para o vestibular, o Prosseguir também ajudou a amadurecer a escolha do curso e da profissão que quer seguir.
“Por mais que eu já soubesse o que queria quando iniciei no projeto, com os encontros de projeto de vida oferecidos pelo Prosseguir, eu tive mais certeza e resolvi seguir meu coração. No projeto, também temos muitas conversas, troca de experiências. Próximo à data do Enem, ficamos muito ansiosos, nos sentimos muito pressionados, com dúvidas, e ter os encontros de projeto de vida e os encontros com os colegas trouxe mais leveza e confiança para esse período”, completa Davi.
A partir da aprovação, o estudante viu sua vida mudar radicalmente. Nascido numa família humilde, Davi precisou contar com a ajuda de dezenas de pessoas na sua vinda para Fortaleza. Através de uma rifa virtual e da solidariedade de muitas pessoas, ele conseguiu se mudar para a capital e iniciar a faculdade de teatro. Atualmente, ele mora na “Outra Casa Coletiva”, uma república de acolhimento para pessoas LGBTQIA+. Mesmo morando numa cidade até então desconhecida, longe da família e dos amigos, ele acredita que os esforços têm valido a pena. A cada dia tem se encontrado mais no curso escolhido e já sonha em concluir a licenciatura e iniciar o bacharelado em Teatro.
Além de Davi, o Prosseguir ajudou a aprovar já neste ano mais de 35 alunos. Só em Solonópole, outros 12 alunos do projeto também conquistaram aprovações em vestibulares. Para a articuladora do Prosseguir na cidade, a pedagoga Silvania Vieira, o Prosseguir prepara os alunos para novas perspectivas de vida através da educação. “Somos uma comunidade rural sem muitas oportunidades. Além dos encontros de autocuidado com os psicólogos, o projeto conta com professores da comunidade gerando emprego e renda local. Sei que a aprovação é a realização de muitos e agradeço o apoio e as oportunidades trazidas. No ano passado, alunos daqui que ainda nem tinham concluído o ensino médio já obtiveram aprovação. Isso é muito significativo para a gente!”, comemora a educadora.
Além de oportunizar o acesso desse público ao ensino superior e ampliar as chances de ingressarem no mercado de trabalho, o Prosseguir também estimula os alunos a se engajarem em ações sociais em seus territórios, contribuindo para o desenvolvimento comunitário e humano das regiões. Durante o curso, são ministrados conteúdos programáticos para o Enem e outros vestibulares, encontros de autocuidado e construção de projeto de vida, entre outras ações.
Sobre o Inec
Fundado em 1993, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que tem como foco principal o desenvolvimento sustentável de comunidades na região Nordeste do Brasil. Atua por meio de projetos socioambientais nas áreas cultural, de tecnologia e desenvolvimento comunitário, atendendo crianças, jovens e adultos. Saiba mais em www.inec.org.br.