Prefeituras do Crato, Fortaleza, Juazeiro e Mombaça compartilham avanços tecnológicos

Webinar fomenta cidades digitais do sul Cearense

Gestores e servidores públicos de mais de 100 Prefeituras participaram, na manhã desta terça-feira (28/02), do Webinar das Cidades Digitais do Sul Cearense para tratar de diversas soluções tecnológicas que possam transformar o dia a dia das cidades e, acima de tudo, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.

“O trabalho da Rede Cidade Digital é trazer informação, de buscar e atrair os gestores para este universo, para que eles conheçam um pouco e entendam a real necessidade de se investir em tecnologia e inovação para promover melhorias no desenvolvimento e trazer ideias inovadoras para as cidades, aproveitando os ganhos que uma cidade digital, inteligente, conectada tem”, diz a gerente de Comunicação da Rede Cidade Digital, Sharlene Sarti.

Além de abordar as inovações implantadas nas cidades do Sul do Estado, informações acerca da Lei Geral de Proteção de dados aplicada à gestão pública também foram abordadas no evento apresentado pela jornalista Valdireni Alves. Conforme a advogada e especialista em Direito Digital, Privacidade e Proteção de Dados, DPO da Prefeitura de Águas da Prata (SP), Bruna Luisa Anadão, o programa de adequação à LGPD deve estar ligado diretamente ao processo de transformação digital e de educação digital. “Esse conjunto é que nos fortalece para ter uma excelente administração no que tange ao caminho da transformação digital, da adequação à LGPD e da aplicação das ferramentas e soluções de TI que nos ajudam imensamente”.

Uma novidade sobre a LGPD trazida pela especialista durante o evento, foi a recente publicação da resolução que implicará no início da aplicação das sanções administrativas.

Cidades Digitais – Segundo o vice-prefeito do Crato, André Barreto, foi no início da gestão, em 2017, que o município começou a avançar na questão da digitalização dos processos. O primeiro sistema próprio desenvolvimento no munícipio foi o SISMAP (Sistema de Monitoramento e Acompanhamento dos Projetos Prioritários), que permite que o prefeito acompanhe todos os projetos dos secretários municipais.

O vice-prefeito também destaca a criação da coordenação da tecnologia da informação, vinculada à Secretaria de Planejamento e Finanças, que já trouxe mais de 20 sistemas que já foram implantados.  “Não há nenhuma dúvida que este é um processo sem volta. A pandemia foi um fator que permitiu que a gente avançasse muito nisso”, avalia.

A capital Fortaleza é destaque no Estado em relação ao investimento em transformação digital dos serviços públicos. As ações acontecem através da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza – CITINOVA, que tem como objetivo o estímulo da criatividade, difusão de conhecimento científico e o desenvolvimento de tecnologias na cidade. “Um papel fundamental da CITINOVA é exatamente a conexão entre a gestão pública, o conhecimento científico proveniente da academia, as empresas e os empreendedores. Então é o nosso papel fazer este elo entre estas partes e valorizar a informação e o conhecimento científico para a cidade”, ressalta o diretor de Cidadania e Cultura Digital da CITINOVA, Eurico Vasconcelos.

Durante o evento, o diretor apresentou programas implementados pela CITINOVA como o FibraFor, WiFor, Fortaleza Digital, Dados Abertos Fortaleza e Juventude Digital, que fortalecem o ecossistema digital de Fortaleza.

Em Juazeiro do Norte, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Wilson Soares, juntamente com o Professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Cariri, Roberto Ramos, destacaram o crescimento tecnológico do município por meio da integração entre a universidade e a prefeitura, que vem permitindo a realização de um programa que tem como objetivo implementar processos de gestão e de divisões baseadas em dados na gestão municipal de Juazeiro do Norte, com o intuito de otimizar os gastos públicos e melhorar os serviços para a população. “O objetivo é fornecer dados para que os gestores possam tomar as melhores decisões”, destaca o Professor Roberto.

Em Mombaça, o prefeito Orlando Cavalcante Filho apresentou os casos de sucesso na área da saúde por meio do programa Previne Brasil que trouxe ao município, segundo o prefeito, um grande salto na qualidade de atendimento ao cidadão. “Vejo a tecnologia como uma ferramenta de eficiência, transparência, organização. Tudo aquilo que precisa para uma gestão fluir com qualidade”, avalia o prefeito.

O Webinar de Cidades Digitais do Sul do Ceará contou com a parceria da S. Clara Comunicação, 1Doc e SOGO. O evento está disponível na TVRCD, canal oficial da Rede Cidade Digital no Youtube.

Confira na íntegra: https://youtube.com/live/3Q2q0AiXA7g

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar