Prefeitura de Fortaleza inicia, no bairro Vila Velha, a operação da oitava estação do Mini Bicicletar

A Prefeitura de Fortaleza, em parceria com a Unimed Fortaleza, deu início, na manhã desta sexta-feira (09/07), à operação da oitava estação do Mini Bicicletar na cidade, representando mais um passo à frente dentro da política de uso do transporte não motorizado. O novo equipamento está implantado na Praça do Polar, localizada na Av. Mozart Pinheiro de Lucena, esquina com a Rua Menezes de Oliveira, no bairro Vila Velha (Regional I).

O projeto Mini Bicicletar é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio da equipe do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), que está expandindo o sistema de compartilhamento de bicicletas para novas regiões da cidade.

O Mini Bicicletar, que já proporcionou mais de 25 mil utilizações das bicicletas infantis, faz parte do sistema de bicicletas públicas compartilhadas de Fortaleza, promovendo o primeiro contato de crianças com o modo cicloviário e incentivando hábitos saudáveis, sustentáveis e a vivência na cidade de forma lúdica.

O secretário da Conservação e Serviços Públicos, Ferruccio Feitosa, destaca que a ampliação destas iniciativas é constante em nossa cidade. “Os projetos de incentivo ao uso da bicicleta em Fortaleza têm sido prioridades da gestão do prefeito Sarto. Nesse sentido, seguimos avançando em ações que fortaleçam o uso de meios de transporte não motorizados, iniciando essa conscientização desde a infância, como é o caso do Mini Bicicletar”, afirma Ferruccio.

Com a nova inauguração, Fortaleza passa a contar com oito estações do Mini Bicicletar, situadas na Praça das Flores, Polo de Lazer da Sargento Hermínio, Lago Jacarey, Praça Luiza Távora, Aterrinho da Praia Iracema, Praça João XXIII, Praça Mauá e, agora, na Praça do Polar.

Lançado em julho de 2017, o Mini Bicicletar conta com o apoio da empresa Serttel, que é responsável por implantar, operar e dar manutenção no sistema. Para mais informações sobre utilização ou realizar o cadastro no sistema, basta acessar o site www.bicicletar.com.br.

Nova versão do aplicativo

Como parte do processo de ampliação e modernização do sistema de compartilhamento de bicicletas públicas em Fortaleza, está em operação, desde abril deste ano, uma nova versão do aplicativo do sistema Bicicletar e Mini Bicicletar. A novidade oferece interface mais ágil, segura e intuitiva, com o objetivo de melhorar a experiência de ciclistas com o sistema público de compartilhamento de bicicletas, potencializando a segurança de usuários e do próprio sistema. A nova versão do aplicativo traz, por exemplo, a possibilidade de reserva da bicicleta por cinco minutos, funcionalidade que não era disponível anteriormente.

Download

Para aqueles que já utilizavam no celular o aplicativo do Bicicletar e Mini Bicicletar, a ferramenta foi atualizada automaticamente para a nova versão, dependendo da configuração do aparelho do usuário. Caso a atualização não tenha ocorrido naturalmente ou para aqueles que tenham interesse em realizar cadastro, basta acessar a seção Download do Aplicativo Bicicletar no site www.bicicletar.com.br ou diretamente pelos links:

* Sistema Android / Google Play Store: https://bit.ly/3vQjxY1

* Sistema iOS / Apple Store: https://apple.co/2P0kKLu

* Sistema Windows Phone: https://bit.ly/3cgqU32

Medidas de combate ao novo coronavírus

Desde março de 2020, todas as estações e bicicletas do sistema de compartilhamento permanecem recebendo diariamente uma higienização contra o novo coronavírus, incluindo a limpeza preventiva das peças mais expostas e vulneráveis ao vírus, como guidão, cesta, manetes, freios, quadro e selim. Além disso, as bicicletas que são recolhidas diariamente para a manutenção técnica já recebem uma higienização mais acentuada antes de voltar para as estações e esta limpeza também foi reforçada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar