Pós-graduação ou MBA? Entenda a diferença entre as duas formas de especialização

A procura por uma especialização tem sido crescente, sobretudo nos últimos quatro anos – em pesquisa divulgada pelo Instituto Semesp, entidade representante das mantenedoras de ensino superior do Brasil, mostra que o número de profissionais matriculados em cursos de especialização e MBA subiu 72% neste período. No entanto, uma dúvida é recorrente entre aqueles que saem da graduação e desejam cursar uma especialização: a diferença entre a pós-graduação e o MBA. Marta Brandão, analista de Carreiras do Centro Universitário Fametro (Unifametro), explica as características das duas modalidades.

Segundo Martha, o termo pós-graduação é mais geral, e refere-se, como o próprio nome sugere, a todos os cursos que são realizados após o término de um curso de graduação. “A Pós-graduação lato sensu compreende programas de especialização e MBA. Os cursos de especialização são excelentes para os profissionais que querem aprofundar e expandir os seus conhecimentos e habilidades em uma área de atuação específica. A especialização é um dos principais tipos de pós-graduação”, explica.

Já o MBA tem o mesmo sentido da especialização, mas inclui cursos mais voltados para a área gerencial e/ou administrativa. “É uma pós-graduação ideal para profissionais que atuam no mundo corporativo e pretendem ocupar cargos de liderança e/ou para empreendedores”.

Marta também esclarece que a maioria dos cursos de pós-graduação não têm como pré-requisito a necessidade do curso estar relacionado com a área de formação do profissional. Portanto, segundo a especialista, a especialização e MBA podem ser uma ótima opção para quem deseja mudar de carreira.

Além de enriquecer o currículo e aumentar as suas chances de conquistar maiores e melhores oportunidades no mercado de trabalho, os cursos de pós-graduação possibilitam a ampliação e aprofundamento de conhecimentos, além de ser o ambiente ideal para ampliar o networking, segundo a especialista. “As trocas de experiências e vivências na sala de aula, as atividades extracurriculares e os eventos acadêmicos são oportunidades muito enriquecedoras e favoráveis para se conectar com outras pessoas. A partir dessas experiências, podem surgir indicações, dicas, ideias e parcerias importantes para a carreira”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar