Pilotos da Monster Energy Honda cumprem segunda etapa do Rally Dakar 2023

Pablo Quintanilla, piloto da equipe Monster Energy Honda, no segundo dia do Rally Dakar 2023. Crédito: Monster Energy Honda Team

Equipe chega completa na base em Alula, Arábia Saudita, após dia marcado por chão duro e pedras

Alula (Arábia Saudita) – Os pilotos da equipe Monster Energy Honda cumpriram a segunda etapa do Rally Dakar 2023, realizada entre o acampamento Sea Camp e Alula, na Arábia Saudita, nesta segunda-feira (2/1). O dia incluiu 589 quilômetros de percurso, 430 deles de especiais (trechos cronometrados) por locais de chão duro e pedras – o que exigiu atenção máxima para poupar os pneus e manter o ritmo de prova.
A equipe chegou completa à base em Alula após o dia longo e difícil, testando as habilidades dos pilotos e das motocicletas Honda CRF 450 Rally em terrenos extremos. Pablo Quintanilla (Chile) foi o 11º colocado da etapa e José Ignacio “Nacho” Cornejo (Chile), o 13º. Ricky Brabec (Estados Unidos) e Adrien Van Beveren (França) ficaram na 15ª e 16ª posições do dia, respectivamente.

Com o desempenho, a equipe segue forte na disputa das motos, com todos os pilotos no Top 15 da classificação geral: Brabec está em sexto lugar, Quintanilla em oitavo, Van Beveren em 11º e Nacho Cornejo em 15º.

Nesta terça-feira (3/1), os competidores do Rally Dakar têm pela frente mais 668 km de percurso, incluindo 447 de especiais, entre Alula e Ha’il. A terceira etapa terá como principal característica o terreno arenoso, mas ainda sem passagem por dunas.

A prova tem a Arábia Saudita como sede pelo quarto ano consecutivo e traz roteiro total de cerca de 8.500 km, sendo aproximadamente 4.600 deles de trechos contra o relógio. A disputa, que teve largada nas praias do Mar Vermelho, no último dia 1º, termina nas areias do Golfo Pérsico, em Damman, no dia 15 de janeiro.

Confira o que disseram os representantes da equipe Monster Energy Honda:

Ruben Faria (Diretor geral da equipe Monster Energy Honda) – “O dia foi regular para nós e mantivemos a estratégia traçada. O Rally Dakar é uma competição de resistência, um desafio muito longo, e nós apenas começamos. Todos os pilotos estão muito bem e em ótimas condições para continuar lutando por posições-chave a cada dia, tendo sempre em mente as primeiras posições da tabela”.

Pablo Quintanilla #7 – “Não foi fácil encontrar o ritmo certo por conta da enorme quantidade de pedras espalhadas por todo o caminho. Fisicamente também foi difícil, então foi um dia bastante cansativo para nós. Por isso, a sensação de concluir a etapa foi bastante gratificante”.

José Ignacio “Nacho” Cornejo #11 – “Com certeza a etapa foi bem difícil. Pedras, pedras e mais pedras – não havia como evitar e isso dificultou bastante a nossa missão. Mesmo assim, eu me senti bem e bastante preparado e o resultado não foi nada ruim. Estou em uma boa posição para amanhã, então vamos descansar e nos recuperar para voltar às trilhas”.

Ricky Brabec #2 – “A etapa foi boa, muito dura. Estava cheio de pedras e ainda molhado, por isso foi um dia bastante exigente para nós e para a nossa Honda CRF 450 Rally. A estratégia está funcionando conforme o planejado, então estou muito feliz por estar aqui em Alula. Amanhã é outro dia e poderemos nos esforçar mais, estou ansioso para começar a terceira etapa”.

Adrien Van Beveren #42 – “Hoje foi muito difícil, com bastante pedra. Eu estava me sentindo bem e fazendo tudo o que podia para evitar uma queda, mas de algum jeito acabou acontecendo. De qualquer forma, estou feliz porque não tive nenhuma lesão como resultado disso. Sigo em forma e pronto para manter a pressão”.

Resultado – Rally Dakar 2023 / Arábia Saudita

 

Etapa 2 / Motos (extraoficial – cinco primeiros)
1 – Mason Klein (EUA) – #43 – 05h23m04s
2 – Sebastian Bühler (GER) – #14 – 05h24m13s
3 – Skyler Howes (EUA) – #5 – 05h24m17s
4 – Ross Evan Branch (BOT) – #16 – 05h25m02s
5 – Toby Price (AUS) – #18 – 05h25m20s
11 – Pablo Quintanilla (CHI) – #7 – 05h27m27s – Equipe Monster Energy Honda
13 – José Ignacio “Nacho” Cornejo (CHI) – #11 – 05h27m45s – Equipe Monster Energy Honda
15 – Ricky Brabec (EUA) -#2 – 05h28m39s – Equipe Monster Energy Honda
16 – Adrien Van Beveren (FRA)- #42 – 05h28m58s – Equipe Monster Energy Honda

 

Roteiro Rally Dakar 2023* 

3/1 – Etapa 3
Alula / Ha’il
Deslocamentos – 221 km
Especial – 447 km
Total do dia: 668 km

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar