Pesquisadores do Ceará participam de feira tecnológica que reúne jovens cientistas de 21 países

8 estudantes de cinco escolas de Fortaleza, Iracema, Salitre, Maranguape e Camocim participam na 34ª Mostratec em Novo Hamburgo (RS), considerada a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina para jovens cientistas do ensino infantil, fundamental, médio e técnico de todo o país.

Oito alunos de cinco cidades do Ceará – Fortaleza, Iracema, Salitre, Maranguape e Camocim representam o seu estado na 34ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá em Novo Hamburgo-RS, no Centro de Eventos da FENAC, de 22 a 24 de outubro de 2019, das 13h30 às 21h, com entrada franca. O evento, considerado o maior do gênero na América Latina, terá representantes de 20 países e de todos os estados brasileiros. A Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, organizadora do evento, estima receber mais de 30 mil visitantes nos três dias do evento.

          Com a proposta de conseguir melhorar a comunicação entre gestores, professores, alunos e pais, os alunos Victor Daniel Costa da Silva e Luiz Henrique da Silva Cavalcante, da EEEP Leonel de Moura Brizola, de Fortaleza, desenvolveram uma rede social denominada Skeed capaz de contribuir como processo ensino-aprendizagem. Os alunos Vinicius Ribeiro, Emanuelly Alencar e Breno Duarte, da EEM José Waldemar de Alcântara e Silva, de Salitre, desenvolveram uma alternativa sustentável para higiene bucal através da criação de um creme dental com base no extrato alcoólico de juazeiro, hortelã e cravo. Os outros projetos do Estado vêm das seguintes escolas: Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Deputado Joaquim de Figueiredo Correa, de Iracema,  EEM Luiz Girão, de Maranguape, e do  Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Ceará – Campus Camocim, de Camocim.

A Mostratec reúne jovens cientistas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Nesta edição da feira serão apresentados 755 projetos divididos entre 420 na Mostratec com estudantes do Ensino Médio e Técnico e 335 na Mostratec Júnior, divididos em alunos do Ensino Fundamental com 263 projetos e da Educação Infantil com 72 projetos. Além do Brasil, participam estudantes de 20 países: Argentina, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Itália, México, Paraguai, Peru, Portugal, Rússia, Taiwan, Tunísia, Turquia e Ucrânia. Paralelamente, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec – Feevale – Sesc e o Festival Maker e Mostratec de Robótica.

Os Prêmios e Incentivos Educacionais estão sendo oferecidos por 36 organizações, estimados em mais de R$ 1 milhão. Entre as instituições que darão prêmios estão: APM, Assembleia Legislativa/RS, Broadcom, Corsan, Prefeitura de NH, Sintec/RS, Killing, SKA, Executive, Vilage, Abric, IBTeC, Câmara Municipal de Novo Hamburgo, Orisol, Feevale, Unisinos, Faccat, Univates, Ulbra, UniRitter, Universidade La Salle, QI, Cursão do Fabão, 20th English, Wizard, FioCruz, SAP, Calçados Conforto, Conselho Regional do Técnicos Industriais, Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Marinha do Brasil e Menção Honrosa Unesco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar