Pesquisa Nacional de Saúde – Saúde da mulher e Paternidade e pré-natal do parceiro

  • Ceará tem o terceiro menor percentual do País em realização do exame preventivo para câncer de colo de útero, há menos de três anos da data de referência.
  • Pílula anticoncepcional era o método contraceptivo mais utilizado pelas cearenses.
  • Percentual de mulheres de 15 a 49 anos de idade sexualmente ativas que utilizavam a camisinha masculina como principal método contraceptivo no Ceará era maior que no Nordeste e no País.
  • Em 2019, o cearense tinha em média, no momento do nascimento do primeiro filho, entre os homens de 15 anos ou mais, 25,3 anos.
  • No Nordeste, o Ceará é o que apresentou maior proporção de homens que acompanhou o pré-natal da companheira grávida ou do último filho com menos de 6 anos.
 
Exame preventivo para câncer de colo de útero
No Ceará, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde – PNS 2019, 72,6% das mulheres de 25 a 64 anos de idade realizaram o exame preventivo para câncer de colo de útero há menos de três anos da data da entrevista. Esse foi o terceiro menor percentual do País. Observou-se uma associação positiva entre o aumento do nível de instrução e realização do exame preventivo: para mulheres com o superior completo, 83,0% realizaram o exame há menos de três anos da data da entrevista, enquanto para as mulheres sem instrução e fundamental incompleto, o percentual foi de 61,3%.
——

Em 2019, 61,8% dos cearenses com 15 anos ou mais de idade já haviam sido pais
No Ceará, 61,8% dos homens que em 2019 tinham 15 anos ou mais de idade, já haviam sido pais de, pelo menos, um filho ou filha. Entre os homens de 15 a 29 anos de idade, esse percentual foi de 17,8%. Entre os homens de 30 a 39 anos, o percentual foi de 67,3%. Já nas faixas de idade de 40 a 59 anos e na de 60 anos ou mais, esse percentual atingiu, respectivamente, 83,9% e 91,7%.
 
Leia mais do Ceará, nos releases em anexo.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar