Perspectivas feministas, antirracistas e LGBTQIAP+ sobre desigualdades nos espaços urbanos são temas de cursos

Participantes que completarem mais de 75% do curso vão receber certificado; aulas começam em 20 de setembro e acontecem às segundas e quartas-feiras;

Para saber detalhes do conteúdo e fazer a inscrição, clique aqui

 A Escola da Cidadania do Instituto Pólis abriu as inscrições do Ciclo Cidades Livres. A iniciativa visa promover um olhar interseccional para as desigualdades nos espaços urbanos, discutindo como elas afetam e transformam as cidades. O ciclo está dividido em três cursos complementares, cada um abordando o tema a partir de uma perspectiva: feminista, antirracista e LGBTQIAP+. Os interessados podem conferir detalhes e fazer a inscrição pelo site do Instituto Pólis.

Todas as aulas do Ciclo Cidades Livres acontecem às segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h, a partir do dia 20 de setembro. A primeira temática abordada será Cidades Feministas, seguida dos programas Cidades Antirracistas e Cidades LGBTQIAP+.

Os cursos são independentes e podem ser realizados individualmente, mas os organizadores recomendam a participação em todos os encontros para uma experiência completa: “As temáticas estão profundamente conectadas, por isso buscamos construir um caminho em que cada curso apresente novas perspectivas a partir do apresentado no anterior”, afirma Rodrigo Iacovini, coordenador da Escola da Cidadania.

Entre os professores que guiarão as aulas estão Erika Hilton, vereadora na Câmara Municipal de São Paulo, Joice Berth, arquiteta urbanista e colunista da revista Elle, Leandrinha Du Art, fotógrafa e produtora ativista das causas de Pessoas com Deficiência (PcD) e Bethânia Boaventura, arquiteta urbanista e consultora de urbanismo na SampaPé.

Todo o ciclo é destinado ao público em geral e buscarão oferecer elementos de aprofundamento tanto para iniciantes no tema quanto para quem já está familiarizado com as discussões. Aos que completarem ao menos 75% das atividades propostas pelo curso poderão emitir um certificado.

Para participantes de movimentos populares, coletivos e organizações da sociedade civil, a Escola da Cidadania oferece isenções na inscrição para até 10 candidatos. Para solicitar isenção, as pessoas interessadas devem preencher este formulário. A seleção levará em conta critérios de gênero, raça, orientação sexual e situação de moradia.

 

Confira o cronograma completo abaixo:

  • Cidades Feministas

Período: 20/9 a 4/10

O curso Cidades Feministas tem como objetivo gerar uma reflexão crítica de como o planejamento urbano incorpora questões de gênero em análises do território e em políticas públicas.

  • Cidades Antirracistas

Período: 06/10 a 25/10

Este curso percorrerá discussões sobre o apagamento da memória, arte e cultura negra das cidades e seus desdobramentos sobre o direito à cidade e à vida da população negra, passando pela reinvenção urbana a partir d urbanismo negro e o aquilombamento.

  • Cidades LGBTQIAP+

Período: 27/10 a 17/11

O curso Cidades LBGTQIAP+ promoverá reflexões sobre as perspectivas das populações LGBTQIAP+ para as cidades, partindo de suas trajetórias e estratégias de uso do espaço urbano, e passando pelas distintas formas de ocupação e transformação dos territórios na luta por acolhimento, pela moradia e pelo direito à cidade.

Sobre o Instituto Pólis | Organização da sociedade civil (OSC) de atuação nacional, constituída como associação civil sem fins lucrativos, apartidária e pluralista. Desde sua fundação, em 1987, o Pólis tem a cidade como lócus de sua atuação. A defesa do Direito à Cidade está presente em suas pesquisas, trabalhos de assessoria ou de avaliação de políticas públicas, sempre atuando junto à sociedade civil visando o desenvolvimento local na construção de cidades mais justas, sustentáveis e democráticas. São mais de 30 anos de atuação com equipes multidisciplinares de pesquisadores que também participam ativamente do debate público em torno de questões sociais urbanas. Aproxime-se https://polis.org.br/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar