Opinião: “Pureza” estrelado por Dira Paes, chega aos cinemas

Ver para crer”. É assim que podemos definir o filme “Pureza, recém lançado nos cinemas nesta quinta-feira (19/05). Parece inacreditável crer que ainda existam pessoas em situação análogas à escravidão nos tempos atuais, mas o filme retrata essa cruel realidade da forma mais realista possível. Portanto, se você é sensível demais, tem que se preparar bem emocionalmente, afinal o filme é baseado em  fatos reais.

Por falar em emocional, o filme é baseado em fortes emoções do começo ao fim. Destaque para a atuação da atriz Dira Paes, firme e fiel ao papel da grande mãe Pureza. Outra questão chave é “O que uma mãe é capaz de fazer por um filho?”. Pureza nos traz a resposta ao não medir esforços para encontrar seu filho, vivo ou morto. O coração de mãe não falha, ela sabe onde como encontrá-lo e, para isso assume novos papéis em sua vida, como de cozinheira e de “mãe” daqueles que sofrem nas mãos daqueles que escravizam sem dó nem piedade.

Apesar do nome, Pureza se mostra uma mulher extremamente forte e batalhadora, capaz de falar ou fazer  o que for preciso. O filme traz também o alerta para aqueles que sonham em sair do campo para a cidade em busca de uma vida melhor: é preciso ter cuidado com as armadilhas no caminho. Desconfie de promessas que envolvam trabalhos “perfeitos demais”. Sonhar não é pecado, mas manter os pés no chão é fundamental. A busca de Pureza pelo filho parece ser uma aventura, mas na verdade se torna um símbolo de luta por justiça.

Outro ponto forte é quando Pureza decide falar. Ela é escutada, mas não é ouvida. Não dão créditos à sua voz, por ser uma mulher pobre e negra. A voz de uma mãe não é o suficiente para os poderosos. Então ela decide fazer justiça pelas próprias mãos, mesmo que, para isso, seja preciso arriscar a própria vida.

Em tempos de desmonte aos direitos trabalhistas, é mais do que urgente e necessário trazer a pauta do trabalho escravo para debate. Pureza nos mostra que fugir dos problemas não é solução, mas enfrentá-los, sim. Outro ensinamento importante é saber a quem confiar os nossos problemas, nem sempre aquele que pode ajudar está disposto a fazê-lo.

Se você busca exemplo de  inspiração, força, resiliência e determinação, seu nome é Pureza. Não por acaso, se tornou símbolo da causa mundialmente. Aproveite o final de semana e corra para os cinemas.

Por Márcia Catunda- Jornalista do JCCE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Compart.
Twittar
Compartilhar
Compartilhar